domingo, 7 de novembro de 2010

Portugal: País Convidado, País Esquecido

Concluído o “I Congreso Internacional: Medios de Comunicación en el Aula” que teve lugar na Assembleia da Extremadura, em Mérida, durante os passados dias 5 e 6 de Novembro – ao qual compareceram alguns dos nossos colegas, professores de português – desde a APPEX gostaríamos de fazer um pequeno balanço, ressaltando alguns aspectos que nos pareceram importantes.

Por um lado a organização do evento, representada por Juan Hernández, conseguiu juntar, num mesmo espaço – amplo, imponente e agradável – não fossem as desconfortáveis cadeiras de plástico, por uns arranjos de tecido disfarçadas de cadeiras de luxo -, importantes nomes do jornalismo espanhol – Campo Vidal, Mara Torres, etc... – levando à tona temáticas bastante relevantes para o ensino em geral, tal como a representação da escola nos meios de comunicação ou os perigos e vantagens das redes sociais ou ainda, oferecendo-nos alguns espaços de intercâmbio de experiências como aulas virtuais e rádios escolares, entre outros.



Por outro lado e, com grande pena dos participantes lusófonos e “lusodefensores”, para um congresso internacional, no qual o país convidado era, supostamente Portugal, o suposto aspecto internacional e a presença do país convidado, reduziram-se à presença do Jornalista Eduardo Jorge Madureira do jornal “O Público” em duas intervenções – no primeiro dia, já pela tarde em um dos “Talleres” propostos durante aproximadamete 30 minutos e no segundo dia, numa mesa redonda com 3 minutos de palavra – o que já foi bastante agradável. Estranhou-se, de forma gritante, a presença de algum representante português na abertura oficial do evento – recordando que Portugal era o país oficialmente convidado – cujo espalhafato protocolar contou inclusive com a presença de S.A.R. a princesa de Astúrias, entre outras representações políticas da região que não podiam faltar, claro está, dadas as dimensões mediáticas das personalidades presentes.


Por isso ficámos, posta de parte a qualidade da organização do evento em geral – um bem-haja a Juan Hernández – com uma pergunta persistente e incómoda: Não devia haver, na cerimónia de abertura, um representante oficial daquele país convidado que lhe dava um certo gabarito “internacional”? Isso porque o tal país... E, já agora, que país era mesmo?

2 comentários:

jf disse...

Só duas coisinhas.

Mara Torres (La 2 Noticias) é uma e Maruja Torres (EL PAÍS) outra jornalista diferente. É Mara que esteve em Mérida.

Eduardo Jorge Madurerira falou mais de 30 minutos (Sexta-feira, tarde) sobre "Público na Escola".

Jacques Songy disse...

Muito estranho que tenha aparecido aqui Maruja Torres... Mas enfim, quanto aos 33 minutos continua a ser uma ausência na presença para um país convidado!