sábado, 6 de novembro de 2010

Balanço das IV Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófona



No passado sábado, dia 30, encontrámo-nos em Cáceres para celebrar as IV Jornadas da APPEX, organizadas nesta ocasião pela Área de Filologia Portuguesa da UEX. Apesar da ponte, reuniram-se na Faculdade de Filosofía y Letras de Cáceres, perto de cinquenta sócios. De manhã tivemos duas interessantes conferências. Durante a primeira, a Professora Adelina Moura apresentou alguns aspectos práticos relacionados com o uso da web 2.0 no ensino, reflectindo sobre algumas das suas experiências com alunos da Escola Secundária Carlos Amarante de Braga, nomeadamente sobre o uso do telemóvel como instrumento de aprendizagem. Na segunda apresentação, revimos o Acordo Ortográfico com a professora Otília Martins, da Escola Superior de Educação de Lisboa. As professoras da UEX, Mª Jesús e Iolanda, apresentaram o novo plano de estudos do Grado de Lenguas y Literaturas Modernas (Português) e a página web da área que pretende ser um espaço de informação das actividades universitárias dirigidas a toda a comunidade de docentes e alunos de português.



Para além desta parte formativa, desfrutou-se de um dia de convívio em que encontrámos colegas, partilhámos experiências e vivências e pudemos obter notícias uns dos outros. Na assembleia da APPEX debruçámo-nos sobre os problemas da implantação do português como segunda língua no sistema educativo extremenho e desenhámos uma nova estratégia de actuação para a APPEX. A Junta Directiva foi renovada a pedido da presidente, Ana Marcelino. À frente da nova equipa estará Jacques Songy, como Presidente, Virginia Gibello, como Vice-presidente, Emilia Valares, como secretária e Mª Jesús Fernández, como Tesoureira. Entre as conclusões desta assembleia de sócios podemos destacar: a realização das V Jornadas da APPEX para o ano 2011, em Mérida, coordenadas por Virgina Gibello, com uma orientação mais cultural e e dedicada ao espaço da Lusofonia; o envio de uma carta à imprensa coincidente com a reunião em Mérida dos membros da EUROACE (região europeia Extremadura-Alentejo-Região Centro) e a realização de um relatório (mais um!) sobre os problemas dos centros educativos com o ensino de português em todos os níveis (EOI, ensino básico, secundário, actividades extraescolares, universidade, etc.), para o qual a Junta Directiva precisa da colaboração de todos os sócios. Enviem, por favor, através da Lista da APPEX ou do mail que já conhecem: appex.dir@gmail.com, toda a informação que tenham sobre casos concretos.

As jornadas acabaram com a proclamação dos alunos vencedores do concurso Conheces Portugal? Falas Português?, organizado pela Área de Filologia Portuguesa da UEX. Os campeões foram alunos e professores dos liceus Extremadura de Montijo e Domingo Cáceres de Badajoz. Estes alunos que tão lindamente exprimiram as suas ideias sobre Portugal e a sua língua animam-nos a continuar o nosso trabalho.


Concluíram-se assim mais umas Jornadas da APPEX que confirmam, pelo alto nível de participação alcançado, a necessidade de que a associação se mantenha firme e forte, pelo que, uma vez mais não deixem de colaborar com as vossas opiniões e, sempre pertinentes, informações.

Assinado: APPEX


Sem comentários: