quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Parabéns a todos aqueles que estiverem apaixonados!

A single red rose for you


Muito próximo temos já dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim em Portugal. É, porém, comemorado, a 12 de Junho no Brasil.

Mas quem foi, afinal, São Valentim?

Várias são as teorias sobre a origem e sobre a sua associação com o Dia dos Namorados. Parece que o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas. No entanto, um sacerdote de nome Valentim, teria violado o decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Após ter sido descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que o visitara com alguma frequência. Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar porque tinha começado a ver. Perante este milagre, toda a sua família se converteu ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado ao seu Deus, condenou-o à morte. Foi morto a 14 de Fevereiro do ano 269 d.C...
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. Por outro lado, outros reivindicam que foi a Igreja Católica a decidir celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se a Lupercalia celebrando-se assim o amor e a juventude. Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais se apaixonavam e casavam. São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, foi razão para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o o protector dos namorados. São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste.

Tradições

Além das já conhecidas trocas de prendas existe em Portugal uma tradição muito antiga. É a dos lenços bordados. Pode saber mais em: http://www.casadanobrega.com/lencnamora.htm

Deixo aqui, para todos aqueles que estiverem apaixonados, o poema que melhor exprime, quanto a mim, o sentido do Amor.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões (1524-1580)

2 comentários:

Anónimo disse...

O melhor não é celebrar o dia dos apaixonados: O melhor é ser, estar, sentir, viver... apaixonado, todos os dias, sem precisar encontar um presente ou qualquer outra coisa. Às vezes é melhor um pequeno-almoço cheio de carinho do que um jantar romântico.

María Antonia disse...

Absolutamente de acordo. Um olhar cruzado sem necessidade de falar, uma palavra de alívio num momento difícil ou um estar com a pessoa amada, seja onde for e como for, é o realmente desejável para se estar feliz. O dia de São Valentim é festejado por motivos comercias; isso já todos sabemos. Quiz deixar, apenas, uma explicação do Amor, com maiúsculas (é fogo que arde sem se ver...)

Adorei a tua frase de o" melhor é ser, estar, sentir,viver...apaixonado.Só que, às vezes, não é assim tão fácil...