quinta-feira, 12 de outubro de 2006

FIBDA 2006


"O Fórum Luís de Camões, na Brandoa, centraliza a maioria das exposições que, este ano, dedicam um olhar ao Resto do Mundo. Neste âmbito, destaque maior para uma exposição sobre a banda desenhada da América Latina, retratando os 100 anos de "historietas" desta parte do globo.
Trata-se de uma exposição única, nunca antes produzida no mundo, com esta dimensão e com a participação de tantos autores, comissariada por Melina Gatto, da Fundação Franco Fossati, de Itália.
Ainda sobre esta exposição, de referir, pela sua importância, que inclui desenhos originais de Quino, Alberto Breccia e Hugo Pratt, este último, apesar de ser de origem italiana, teve na sua obra uma passagem pela Argentina.
Como referido, passamos a indicar quais os países representados no FIBDA 2006 (sem nenhuma ordem especial): Portugal, Brasil, Sérvia, Croácia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia, Espanha, Itália, Polónia, Alemanha, França, Bélgica, Canadá, Argentina, Costa Rica, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Venezuela, Cuba, Uruguai, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chade, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Quénia, Madagáscar, Moçambique, RD Congo, Rep. Centro-Africana, Senegal, África do Sul, Togo, Marrocos, Tunísia, Argélia e Eslovénia.
Além do núcleo central, o FIBDA terá, igualmente, exposições nos seguintes espaços: CNBDI, Recreios da Amadora, Casa Roque Gameiro, Estação de Metro da Falagueira e Galeria Municipal Artur Bual.
O desenho original do cartaz, e de outros documentos promocionais do FIBDA, é da autoria de Filipe Abranches, galardoado, em 2005, com o Prémio de Melhor Desenho para Álbum Português, com o livro “As Aventuras Formativas de Fortunata, Maria e Garção”, editado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Para saberem tudo sobre o FIBDA: exposições, autores, autógrafos, debates, cinema, oficinas e espectáculos musicais cliquem aqui para redireccionar para a página do Festival."
In http://www.amadorabd.com/programacao-eventos.php?a=18

1 comentário:

Lusofolia disse...

Sobre o tema de BD portuguesa, a revista Actual do Expresso deste fim de semana publica um anticipo do livro aos quadradinhos "Salazar - Agora na Hora da Sua Morte". Os autores são J.P Cotim e M. Rocha. Segundo a articulista, é "um excelentetrabalho em BD, retrato multifacetado nos tons exactos do seu paraíso triste em que nos coube alguma vez viver".