quinta-feira, 22 de junho de 2006

Prémio Miguel Torga para autor açoriano Cristóvão de Aguiar

O escritor açoriano Cristóvão de Aguiar venceu o Prémio Literário Miguel Torga - Cidade de Coimbra 2006, com o livro «A Tabuada do Tempo», anunciou o vereador da cultura Mário Nunes, que presidiu ao júri.

Esta é a segunda vez que o escritor da ilha de S. Miguel é galardoado com este prémio bienal, depois de ter ganho o concurso em 2002, com a obra «Trasfega».

Licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristóvão de Aguiar, de 65 anos, lançou o seu primeiro livro em 1965, pouco tempo antes de prestar serviço militar na guerra colonial, na Guiné.
Ao longo da sua carreira escreveu várias obras em poesia e prosa, tendo ainda recebido os prémios Ricardo Malheiros da Academia de Ciências de Lisboa e Grande Prémio da Literatura Biográfica APE.

Em 2001 foi agraciado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique e em 2005 foi homenageado pela Faculdade de Letras em conjunto com a Reitoria da Universidade de Coimbra, que publicaram o livro «Homenagem a Cristóvão de Aguiar - 40 anos de vida literária».

Diário Digital / Lusa

1 comentário:

Lusofolia disse...

Por cierto, el autor tiene un interesante blog, en Destreza das dúvidas, continuación del anterior http://aguiar-conraria.weblog.com.pt/.

Saludos veraniegos