domingo, 18 de novembro de 2018

XII Jornadas de Língua e Cultura Portuguesas da APPEX

Já são 12 as jornadas organizadas pela APPEX e podemos estar todos orgulhosos desses encontros de lusofonia, amizade e bom ambiente!
Graças à colaboração direta da APPEX com o CPR de Almendralejo, contando, como sempre com o apoio do CLP/Camões e o GIT, podemos dizer que o dia de ontem foi um êxito e, sobretudo, no que à partilha de experiências se refere! Alegremos-nos pois! Basta dar uma olhada nas fotos!
Começámos com a receção aos colegas, com uma exposição de pratos pintados pelos colegas que participaram na última imersão de professores em Monsaraz, também organizada pela APPEX em setembro.
 

Dando início à Jornada, na sua inauguração oficial, contámos com a presença da diretora do CPR de Almendralejo, Dr.ª Rosa Blázquez e a nossa Delegada Provincial de Educação de Badajoz, conterrânea de Almendralejo, Dr.ª Piedad Álvarez.


A primeira conferência ficou a cargo da Dr.ª Ana Marcelino, professora de português da EOI de Mérida, com um trabalho bastante prático enriquecido com muitas atividades em que a música é a protagonista na sala de aulas, pensadas para favorecer o desenvolvimiento das diferentes habilidades linguísticas dos nossos alunos.

Depois de uma pausa para um café e umas torradinhas, segunda parte da manhã com um ateliê dedicado à partilha de práticas pedagógicas nas aulas em que as músicas da lusofonia são protagonistas. Conseguimos com isso seis grupos de trabalho e daí uma extensa lista de canções trabalhadas com diferentes fins pedagógicos.



Hora do almoço! Um almoço convívio fruto de uma execelente organização por parte do CPR de Almendralejo. Obrigado Dr.ª Begoña Hurtado. Oxalá todas as jornadas fossem como estas! Obrigado colegas! Foi um momento execelente!

Regresso do almoço e tempo para uma foto de família! Com o maravilhoso edifício da EOI e do CPR de Almendralejo por trás!

A parte da tarde entregámo-la a um grande artista de Elvas, Roberto Cabral que nos dedicou uma pequena história da música portuguesa, com tempo para exercícios de projeção de voz e, claro, umas canções ao vivo. Um pequeno concerto em "petit comité".



Acabámos a tarde com uma novo foto de família tirada por nosso amigo Roberto Cabral! Obrigado, pá! Foi mesmo um dia em cheio!


Tempo para a assembleia da APPEX que é como sempre acabam as nossas jornadas. Aqui, decidem-se novas jornadas organizadas em Almendralejo ou Zafra com a colaboração dos colegas de Zafra em outubro ou novembro de 2019. Serão as 13º jornadas. O tema? A gamificação, em princípio!

Outro tema debatio e de grande importância foi a necessidade de se implementar aquilo que está na lei, a oferta do português como segunda língua nos "institutos" da Extremadura. A APPEX, e os seus sócios procurarão recordá-lo de diferentes maneiras.

Enfim, como veem, um dia de muitas atividades, alegrias, companheirismo e grandes decisões. Um bem-haja a esta associação que já vai tendo uns aninho e que continua por aqui!

Até breve, amigos! 




1 comentário:

Roberto Cabral disse...

Muito obrigado por tudo. Que tarde bem passada!!!
Um abraço,
Roberto Cabral