segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Projecto Clarice

Fotografia e texto retirados do blogue Projecto Clarice


O objectivo do blog foca-se em divulgar o intitulado "Projecto Clarice".

O "Projecto Clarice" está a ser realizado actualmente pela aluna Patrícia Lino, para a cadeira de Métodos e Técnicas de Pesquisa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem como principal objectivo divulgar a tão belíssima obra literária de Clarice Lispector e divide-se em seis partes:

A primeira é constituída pelo suporte escrito, onde é apresentado um plano de trabalho relativo à temática da imprevisibilidade explosiva ou a teoria da antecipação errada em três contos de Clarice Lispector. 

A segunda parte corresponde a todo um processo fotográfico, baseado em duas citações da escritora - esse mesmo resultado fotográfico ilustra graficamente o suporte escrito. 

A terceira parte é composta pela realização de um trabalho digital, que consistirá na criação de uma página relativa a Clarice Lispector.

A quarta corresponde às várias e possíveis representações pictóricas da escritora.

A quinta, a uma curta-metragem, cujo tema central se baseia em todo o mistério que se nos apresenta, assim que contactamos com Clarice Lispector.

A sexta e última parte baseia-se na realização de sessões de leitura (em homenagem à escritora).

Duas dessas mesmas sessões decorreram já no Infantário de Valongo (dia 10 de Novembro do ano de 2008) e na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis (dia 10 de Dezembro do ano de 2008) e é ainda pretendida a realização de mais uma delas, na Escola Preparatória de Valongo. Foi ainda publicado um artigo sobre a mesma e o conto "Felicidade Clandestina" no jornal quinzenal dos alunos da última e distribuídos 250 panfletos pelas ruas portuenses.


Sem comentários: