quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mértola: Ponte do Pomarão hoje inaugurada



A Câmara Municipal de Mértola e a Diputácion Provincial de Huelva inauguram hoje a nova Ponte Internacional do Baixo Guadiana e o alargamento da Estrada Municipal 514.
A ponte sobre o Rio Chança, a jusante da barragem do Chança, liga as localidades de Pomarão (Mértola) a El Granado.
Esta ligação significa uma importante alternativa de acesso uma vez que as únicas passagens que existiam nesta zona de fronteira (Ficalho - Rosal de la Frontera e Castro Marim - Ayamonte) distam entre elas cerca de 120 km. Por exemplo, para nos deslocarmos desde o Pomarão com destino a El Granado percorríamos aproximadamente 140 km e agora, após a construção da ponte, são apenas 12 km.
Para Jorge Rosa as acessibilidades são consideradas a base crucial do desenvolvimento económico, social e cultural de qualquer região e nas palavras do Presidente da Câmara de Mértola “esta era uma obra há muito desejada e que vem colmatar a lacuna existente em termos de acessibilidades transfronteiriças”.
A ponte, hiperstática, consta de um vão central de 70 metros e dois laterais de 35 metros, com dois pilares de uns 20 metros de altura (altura desde a superfície da água até ao tabuleiro).
A secção transversal tem 11,0 m, que se distribuem pela faixa de rodagem (6,0 m), duas bermas (1,0 m - cada), dois passeios (1,0 m - cada), e duas zonas para o apoio de estruturas metálicas (0,5 m – cada).
A Ponte Internacional do Baixo Guadiana sobre o Rio Chança, a jusante da barragem do Chança, liga as localidades de Pomarão (Mértola) a El Granado, é inaugurada hoje.

Sem comentários: