sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A Editora do Bispo


Do óptimo blogue luso-brasileiro Obvious ("um olhar mais demorado..."), retiramos esta notícia:

Fundada na cidade de São Paulo, a Editora e Loja Do Bispo foi pensada para ser um promíscuo e alegre flerte entre a literatura, as artes gráficas e as artes plásticas, a loja. A concepção da linha editorial viria da junção entre a artista plástica Pink Wainer, do jornalista Xico Sá e do advogado Zuca Pinheiro que, em 2005, abriram as portas da Rua Dr. Melo Alves 278 para uma série de talentos que em pouco ou nada se encaixariam no que o atual mercado livreiro tem se esmerado em distribuir: livros massivos ao sabor do descartável, blockbusters de papel.

Não é esse o interesse da Do Bispo, dizem os próprios: na contramão da caretice e do conservadorismo do mundo editorial , os livros do bispo têm a beleza do pecado e da desobediência. Pelo que dizem e como são apresentados. Levam essa promessa à cabo lançando obras que são atraentes por seu conteúdo e por seu formato como é o caso do mais recente lançamento “Nossa Senhora da Pequena Morte” de autoria da escritora gaúcha Clarah Averburk e da artista plástica argentina Eva Uviedo. Trata-se de um livro-LP, assinado pelas autoras e numerados fazendo da peça algo muito mais intimista e cuidada.

Entre os títulos publicados pela editora estão ainda o polêmico glossário gay “Aurélia – a dicionária da língua afiada”, “Manual para fazer das crianças pobres churrasco” de Jonathan Swift, o último do Xico Sá “Caballeros solitários rumo ao sol poente” e “Por que se mete, porra!” do magníficamente desbocado Paulo Cesar Pereio. Podem ser encontrados na maior parte das livrarias brasileiras, mas é possível que nada se compare a uma ida pessoal à Loja do Bispo; uma casa repleta de obras de artes, antiguidades e acessórios hype onde tudo está à venda.

A idéia de abrir uma editora tão diferente surgiu quando Pink Wainer e Xico Sá começaram a confeccionar seus próprios livros pela Editora Fina Flor e, por terem tomado gosto na manufatura, pensaram no quanto outras pessoas também gostariam de ter em mãos livros que explorassem manuscritos, colagens e papéis perdidos em gavetas. No início as tiragens eram completamente manuais, mas hoje, para a melhor distribuição, contam com a ajuda industrial.

Para conhecer mais sobre a ousada editora, vale uma visita à página www.editoradobispo.com.br onde, inclusive, estão diversos títulos disponíveis para download gratuito.


Sem comentários: