segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Literatura: Autores lusófonos discutem diáspora africana em Pernambuco

São Paulo, Brasil, 29 Set (Lusa) - A diáspora africana será um dos temas de um encontro literário que reunirá escritores lusófonos e de diversos países, na região Nordeste do Brasil, em Novembro deste ano.

José Eduardo Agualusa, Pepetela, Ondjaki, Pedro Rosa Mendes, Ana Paula Tavares e José Manuel Esteves serão alguns dos escritores lusófonos que participarão no evento.

A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto) decorrerá entre 06 e 09 de Novembro, na conhecida estância balnear, a 70 quilómetros de Recife, capital do Estado de Pernambuco.

"A Fliporto tem sempre a intenção de promover uma integração latino-americana, mas este ano faremos uma homenagem à diáspora africana", disse à agência Lusa uma das organizadoras do evento.

Lucila Nogueira realçou que o encontro "Trilhas da Diáspora: Literatura em África e América Latina" terá a participação de escritores de vários países, com destaque para os africanos de língua portuguesa.

A programação do evento inclui discussões sobre o acordo ortográfico dos países de língua portuguesa e uma homenagem ao centenário da morte do escritor Machado de Assis (1839-1908).

Entre as razões para a escolha do tema da diáspora africana, está o facto de que a estância balnear assim foi baptizada justamente por se tratar de um antigo porto de tráfico de escravos.

"Não vemos a literatura como mero entretenimento, mas como factor educacional de formação humanística, como parte da cultura", salientou outro organizador do evento, António Campos.

Entre os países representados na sexta edição da Fliporto estão Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.

O primeiro nome confirmado para o evento deste ano foi o do angolano José Eduardo Agualusa, que já morou em Pernambuco, local que o inspirou a escrever o livro "Nação Crioula".

Outro escritor angolano já confirmado é Artur Pestana, conhecido por Pepeleta, vencedor do Prémio Camões pelo conjunto de sua obra.

Ana Paula Tavares e Ondjaki, um dos dez finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura deste ano, fecham a lista dos escritores angolanos.

A lista de participantes inclui ainda Paulina Chiziane, primeira mulher moçambicana a publicar um romance, e Marcelino dos Santos, um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).

Manuel Peles Neto, de São Tomé e Príncipe, José Manuel Esteves, de Cabo Verde, e Pedro Rosa Mendes, correspondente da Agência Lusa em Timor Leste, também vão participar do evento.

Os debates da sexta edição da Fliporto serão transmitidos em directo por meio de uma emissora de televisão e de rádio no endereço electrónico do evento na Internet.

Lusa/Fim.

Sem comentários: