domingo, 24 de agosto de 2008

"Encalhado no fado estou"


Na trilha do filme "Terra estrangeira" (1995), co-dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, encontra-se uma bela música com o mesmo título do filme.


Em "Terra Estrangeira" vemos a história de Paco (Fernando Alves Pinto) e sua mãe espanhola (Laura Cardoso), que desejam conhecer a terra de seus antepassados, a mítica San Sebastián. Sem dinheiro após o confisco promovido por Collor de Mello, Paco aceita entregar um pacote misterioso - a pedido do também misterioso Igor (Luís Melo)-, em Portugal em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote ele encontra-se com a Alex (Fernanda Torres), brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel (Alexandre Borges), um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco, é perseguido por bandidos interessados atrás do pacote, que trazia um violino com diamantes escondidos. (resenha completa).

A trilha sonora do filme foi escrita por José Miguel Wisnik, e a canção do mesmo título podemos ouvi-la no disco dele Rio São Paulo (2002), mas interpretada por Jussara Silveira. Já sei que o film tem uns anitos, e apesar de não ser a melhor obra de Walter Salles, vale a pena vê-lo e procurar esse disco de Wisnik para ouvir tudo, tudo, e essa maravilha de Jussara Silveira a cantar.


TERRA ESTRANGEIRA


Muito além ou aquém da saudade
sou ninguém ou alguém além da dor
que chegou até onde vai o mar e voltou,
encalhado no fado estou.

Viajante adiante da viagem
a levar todo mar e Atlântida,
sou curare de uma tribo sem margem ,
sem mais terra, sem mal a buscar.

Portugal do tamanho de um mundo,
Cabo Verde apontando pra lá ,
há um lugar (onde está?),
há um lugar (sei que há),

um lugar que faltei achar,
há um lugar (há de vir),
só faltou descobrir
um lugar e ainda quero ir.



Sem comentários: