sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Nosso Século é Fascista

"Salazaristas e franquistas julgaram que o século XX seria um século fascista. Uma Nova Ordem emergia tanto da repressão que Salazar fez abater sobre reviralhistas e operários, como das ruínas da Espanha devastada pela Guerra Civil, como sobretudo das grandes vitórias internacionais que nazis alemães e fascistas italianos conseguiram até meados da II Guerra Mundial.

Conjuntamente com estes, Salazar e Franco autodescreveram-se como novos e até revolucionários; diziam querer construir, ou reconstruir, ou manter, contra a vontade de britânicos e franceses, impérios e consciências imperiais e condenavam a América plutocrática e imperialista; mobilizaram-se acima de tudo contra a URSS, o bolchevismo e o que chamavam o comunismo asiático e reconheceram política e economicamente, até quase ao final da guerra, a ocupação nazi de quase toda a Europa continental, elogiando, por exemplo, os colaboracionistas de Vichy como ilustração do que seria o modelo da futura cooperação entre os Estados europeus e uma Alemanha vitoriosa.

Ao contrário do que diria depois da guerra a propaganda das duas ditaduras ibéricas, salazaristas e franquistas suspeitaram sempre do papel das minorias judaicas na Europa e chamaram terroristas aos que resistiam à ocupação nazi-fascista, primeiro em França, depois na Jugoslávia e na Grécia, depois na URSS.

Este livro, apresentando uma variedade de provas documentais muito rara, ajuda a perceber a natureza intrinsecamente fascista das duas ditaduras ibéricas, como elas se deixaram arrastar pela mais mortífera ilusão do século XX – e como no Portugal e na Espanha dos nossos dias se tornou essencial reagir à vaga branqueadora das ditaduras e das experiências autoritárias, cuja recuperação moral e política significa uma muito séria ameaça à democracia".

Um livro enorme (mais de 800 páginas), no entanto, apesar de não o ter terminado, já pude ver que vale bem a pena. Quanto ao seu autor, um dos autores mais interessantes que conheci nos últimos tempos.

1 comentário:

Puntos de vista y ... nada más disse...

Obrigado pelo post, Luís. É um livro que vou ler, sem dúvida! Não há nada como conhecer o fascismo para poder lutar contra ele.