quarta-feira, 7 de março de 2007

Eneagrama

O Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos, provavelmente no Egito. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.

A idéia foi trazida por G. Gurdjieff para o Ocidente (principalmente França e Alemanha), após 20 anos de peregrinação pelo Oriente. Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenômenos envolvendo a humanidade. Em 1970, o Eneagrama foi trasmitido por Oscar Ichazo para um grupo de pessoas recrutadas principalmente pelo Psiquiatra chileno Claudio Naranjo e reunidas na cidade de Arica, no Chile, de onde passou para os Estados Unidos e América do Sul. Diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento.

Este sistema descreve a queda e a ascenção possível da consciência humana, segundo nove padrões. De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada um deles, de acordo com a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu um deles como espada. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência. As nove paixões descritas pelo Eneagrama são:

Eneagrama Tipo 1 O perfeccionista - Tipo 2 O ajudante - Tipo 3 O organizador - Tipo 4 O especial - Tipo 5 O intelectual - Tipo 6 O leal - Tipo 7 O entusiasta - Tipo 8 O líder - Tipo 9 O pacificador.

Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama. Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Existem inúmeros testes de Eneagrama formulados por diferentes autores, os quais traçam uma hipótese inicial do tipo. A maior parte das "escolas" de Eneagrama entendem que a identificação do tipo deve ser feita pela própria pessoa, a partir de exercícios de auto-observação. Para conhecer a distribuição de suas orientações com relação a cada E-tipo: Teste do eneagrama.

Fonte: Wikipedia
Outros testes:
Teste de orientação

1 comentário:

Anónimo disse...

¡Buenos días!
Soy Nieves, hace unos días tengo un problema con algunos blogs portugueses y no soy capaz de solucionarlo. La ventanas que tienen algunos con sonido o música aparece cerrada con una cruz y no soy capaz de abrirla. Por ejemplo en el blog Porosidade Etérea, siempre ponen grabaciones de las poesías que aparecen o canciones. Antes lo oía sin problemas, pero ahora no. Me está pasando con muchos blogs portugueses. En la RTP o en otro no tengo problemas para oir. Alguién sabe el motivo. Os lo agradecería mucho. Hasta ahora no he encontrado respuesta. En los blogs me han dicho que siguen teniendo abiertas las ventanas.