sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Sondagem da revista espanhola Tiempo - Quase metade dos espanhóis é favorável a uma união entre Portugal e Espanha

"São mais os espanhóis do que os portugueses que veriam com bons olhos uma eventual união entre os dois países vizinhos. Quase metade dos espanhóis contra pouco mais de um quarto dos portugueses.
Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa.

Cerca de metade dos inquiridos defende a manutenção do actual regime monárquico espanhol contra 30,2 por cento favorável a uma República.

A sondagem revela que o apoio à união entre os dois países é particularmente elevada entre a população mais jovem, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8 por cento) a mostrar-se favorável a essa opção.

Esta sondagem surge poucas semanas depois de uma visita presidencial de Cavaco Silva a Espanha e de uma sondagem publicada pelo semanário português Sol que indicava que 28 por cento dos portugueses são a favor de uma integração de Portugal e Espanha num único Estado.
Esta revelação teve, porventura, mais eco do outro lado da fronteira do que cá, suscitando artigos de opinião na imprensa espanhola e até uma reportagem no telejornal da TVE sobre como as tabuletas comerciais (em português) teriam de ser alteradas (para castelhano), se tal fusão se concretizasse...


Para ilustrar uma hipotética união ibérica, a revista Tiempo publica uma reportagem realizada nas aldeias vizinhas de Rionor de Bragança (Portugal) e Rihinor de Castilla (Espanha), separadas apenas por um rio".

Uma hipotética "jangada de pedra" noticiada pelo jornal "Público". Polémica, mas interessante a nível sociológico e cultural.

5 comentários:

Anónimo disse...

Provas que Colombo era Portugues... O MISTERIO COLOMBO REVELADO .. http://www.colombo.bz .. O lansamento sera realizado no Auditorio Victor de Sa da Universidade Lusofona, sito no Campo Grande, 380-B, em Lisboa, sexta-feira, 27 de Outubro, pelas 18h30. A apresentacao estara a cargo do historiador Prof. Doutor Jose Carlos Calazans. Comparessa e fassa com que a verdade crezssa

Anónimo disse...

Voto a favor de la unión ibérica. Capital: Badajoz (sólo nos falta el mar.

Paz(ense)

Lusofilia - Lusofolia - Lusomania disse...

Noticias de Portugal - ANDRÉS DE BLAS GUERRERO - La encuesta de la revista portuguesa que pone de relieve la existencia de un significativo número de portugueses interesados en la construcción de la unidad ibérica, ha causado sorpresa en la opinión española.

Edición impresa de El País (24/10/06)

PLCP Badajoz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PLCP Badajoz disse...

Em Klepsidra estão os antecedentes históricos do assunto.

E não percam este blogue monográfico sobre aUnião Ibérica.