sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Al Mossassa Batalyaws - Marwan - Festival árabe de Badajoz / Marvão

Fonte: Câmara Municipal de Marvão
Marvão celebra este ano, pela primeira vez, a festa da sua fundação, a “Al Mossassa”.

Dando mãos a Badajoz, cidade com quem partilha o mesmo progenitor, Ibn-Marúan, Marvão alia-se a um dos pontos altos da agenda cultural da Extremadura, que conta já a 9ª edição e abre braços a um potencial mercado de milhares de turistas espanhóis, ao mesmo tempo que lança sementes para um evento que tem tudo para triunfar em território nacional.

Num momento em que as feiras medievais proliferam por toda a parte, banalizando e estereotipando conceitos, Marvão prima pela autenticidade e pelo rigor recordando as suas origens árabes e homenageando o seu rebelde fundador, figura ímpar e visionária que mesmo a tantos séculos de distância consegue unir o que as fronteiras e a história separaram.

Para além de um prestigiado ciclo de conferências temáticas, do evento constam também espectáculos musicais e teatrais de enorme qualidade, bem como a recriação de um mercado árabe de fascinante ambiência, na qual podemos encontrar encantadores de serpentes, dançarinas de ventre, demonstrações de falcoaria, malabaristas, figuras típicas e artesanato de época. São perto de seis dezenas de stands de artesanato e gastronomia islâmica que nos fazem recuar no tempo e contactar a história viva.


A realização do evento terá lugar de 25 de Setembro a 1 de Outubro em Badajoz e de 6 a 8 de Outubro em Marvão.

Sem comentários: