sábado, 15 de julho de 2006

Novas do TGV













O primeiro-ministro deixou claro que Portugal vai avançar com o projecto do TGV "apostando desde já na ligação a Madrid", depois de o Presidente da República ter proposto sexta-feira o aprofundamento do debate sobre a questão.
Em resposta aos jornalistas que o interrogaram em Chaves sobre o apelo do Presidente da República ao aprofundamento da análise custo-benefício dos grandes projectos, como o do TGV, Sócrates disse que o debate existe há 10 anos e vai continuar, mas que "Portugal não pode ficar de fora da rede de alta-velocidade
de toda a Europa".

"Isso seria um erro que o país pagaria caro em termos de competitividade e qualidade de vida", salientou José Sócrates.
Para o primeiro-ministro, o avanço no projecto do TGV deve ser feito "com o ritmo apropriado, apostando desde já na ligação a Madrid também para transformar o território da Península Ibérica num território mais competitivo".
José Sócrates, que falava durante a inauguração da Biblioteca Municipal de Chaves, disse que "já há um debate há cerca de 10 anos sobre esta questão e vai continuar no futuro".
"O importante deste debate é que informa de modo claro todos os portugueses as vantagens e os custos que a rede de alta velocidade tem em Portugal", frisou.
O Presidente da República defendeu na sexta-feira um debate e uma "profunda análise custo-benefício" sobre a "rentabilidade de grandes investimentos" previstos para o país, como o comboio de alta velocidade (TGV).

Agência Lusa

Sem comentários: