quinta-feira, 5 de novembro de 2009

“Veredas de Marvão”, banda desenhada de Hermínio Felizardo


Aqui está um excelente documento, apesar de ser uma obra de ficção, sobre a realidade do contrabando raiano entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.

Esta banda desenhada, da autoria de Hermínio Felizardo, ambientada na raia de Marvão e Valencia de Alcántara remete-nos para as veredas de uma história não muito distante e para a identidade de um povo que via no contrabando uma forma de subsistência e de relações humanas que iam mais além do actual conceito de relações transfronteiriças.

Para quem vive a raia, recomendo vivamente. E, já agora que há muito não partilhava as minhas experiências aqui no "Lusofolia", também o podemos utilizar nas nossas aulas.

P.S. O autor também tem outra BD intitulada "Histórias da Raia". Pessoalmente gosto mais desta.

3 comentários:

Pedro Cleto disse...

Exmos. Srs.:

Chamo-me Pedro Cleto e escrevo regularmente sobre banda desenhada no Jornal de Notícias há mais de uma década, onde cubro a actualidade relacionada com a 9ª arte, e também na revista NS, distribuídas aos sábados com aquele jornal e também com o Diário de Notícias, onde faço nomeadamente recensão e crítica de edições nacionais de BD no seu suplemento literário In'. para além disso mantenho o blog As Leituras do Pedro (http://asleiturasdopedro.blogspot.com/), sobre banda desenhada.

Por esse motivo, venho por este meio solicitar o envio de um exemplar do livro "As Veredas de Marvão", de Hermínio Felizardo, para o poder divulgar pelos meios ao meu dispor.

Para combinar a entrega, agradeço que me contactem para pedrocleto@clix.pt.

Antecipadamente grato pela atenção e colaboração,
ficando ao dispor para o que possam necessitar,
com os melhores cumprimentos,

Pedro Cleto

Anónimo disse...

Boa tarde, uma conhecida minha, aluna da EOI de Almendralejo, falou commigo acerca da oportunidad de dar aulas de Português na região da Extremadura. O meu caso é o seguinte: Tenho dupla nacionalidade, Espanhola e Portuguesa, estudei até o 12º ano em Elvas, estudei Magisterio de Linguas Extrangerias em Badajoz e agora estou a tirar um MUI (Máster Universitario de Investigação) Ciencias da Educação e gostaria de saber como dar aulas de Português, já que é um assunto que tenho pensado muitas vezes mas nunca cheguei a informar-me acerca disto.
Muito obrigada pela sua atenção.

Anónimo disse...

Bons dias
Tenho 49 anos e sou natural de Santo António das Areias, concelho de Marvão.Saí dessa região aos 5 anos de idade, mas vivi activamente a vida de contrabandista em varias regiões raianas do nosso país região centro e alentejo, mas foi nessa fronteira de Marvão e arredores, que percorri quase todas as veredas de contrabandista, carreguei imensas loiças,panos,chocolates, bebidas,luvas, calçado etc.Tudo feito às costas e na base de muito medo e força de vontade de passar sem haver contacto com os guardas fiscais ou com os carabineros, bem aconteceu algumas vezes,já perto dos meados dos anos 80, bem aquilo já era o vício, pois nessa época já pouco se lucrava com este negócio...
Estive com toda esta explicação só para deixar o meu obrigado ao Hermínio Felizardo,por me ter dado a oportunidade de reviver aqueles momentos (do passado),atravéz do excelente livro que escreveu e desenhou,que representa a história de homens, mulheres e adolescentes(como eu na época)que viveram essa aventura na vida real,"o Contrabando", vivido entre as lindas e duras "Veredas de Marvão" e Espanha.Descobri o livro só à duas semanas, mas encantou-me. Obrigado
(buldoozerD8@hotmail.com)