terça-feira, 3 de março de 2009

X Rota do Contrabando

Dia 21 de Março de 2009

Cedillo – Montalvão

Completam-se no próximo dia 21 de Março, 10 anos da actividade pedestrianista de maior referência no Concelho de Nisa: a "Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando", percurso pedestre transfronteiriço em travessia entre Cedillo, na Estremadura espanhola e Montalvão no Concelho de Nisa, mas que também foi já realizada entre Salavessa e Cedillo, basta recuarmos até às primeiras edições, nomeadamente, até à "I Rota do Contrabando", em 21 de Maio de 2000.

As inscrições são limitadas a 300 caminheiros, de Portugal e Espanha, que irão ter uma oportunidade única de calcorrear os trilhos agrestes outrora percorridos por contrabandistas de um e de outro lado da fronteira, num percurso previamente estabelecido, com cerca de 20 km, configurando uma das rotas mais compridas, mas tecnicamente mais acessível: em solo espanhol irão percorrer-se 7930 metros, desde o Centro Cultural "El Cáson" em Cedillo, passando pelo Camiño de La Carrasquera, La Carrasquera, La Machiera, Camiño al Canero e Barragem de Cedillo, seguindo-se a travessia, de barco, dos Rios Tejo e Sever, numa extensão de 600 metros, para, já em solo português, os caminheiros percorrerem os restantes 11470 metros, até Montalvão, com passagem pelo antigo posto fronteiriço da Guarda-Fiscal, margem sul do Rio Tejo até à Ribeira de S. Simão, Monte do Feijó ("Fajã"), Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e Montalvão.

Serão fornecidos dois reabastecimentos: o primeiro após o desembarque, na Barragem de Cedillo, e o segundo à entrada do Monte do Feijó ("Fajã").

Em Montalvão, no Recinto das Festas, os participantes terão à espera boa gastronomia regional: enchidos e queijo de Nisa, porco assado no espeto e feijoada de javali, bem regada com vinho da região. Pela tarde fora, lugar ainda para muita animação, com o Grupo de Bombos de Nisa, os "Domingos & Dias Santos" e as danças e cantares tradicionais do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa.

Todos os interessados em participar deverão, para o efeito, inscrever-se até ao dia 17 de Março (em Portugal) e até ao dia 15 de Março (em Espanha). Será disponibilizado transporte aos participantes, gentilmente cedido pelo Município de Nisa e pelo Ayuntamiento de Cedillo, de acordo com o seguinte horário (hora portuguesa):

- Para os caminheiros de Nisa: 07h30, frente ao Cine Teatro;

- Para os caminheiros forasteiros: 08h00, Montalvão, Recinto das Festas.

A Rota do Contrabando tem início às 09h00 em Cedillo, junto ao Centro Cultural "El Cáson", após passagem pelo Secretariado, boas vindas e "briefing".

Para mais informações deverão ser consultados o cartaz e ficha de inscrição ou contactada a organização através dos contactos disponibilizados para o efeito.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu estive e foi muita gente. muita animação e muito calor.
valeu a pena