quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lusofonia “Transfronteiriça”

Está na ordem do dia uma maior proximidade entre as regiões do Alentejo e a Estremadura espanhola, e, tendo em conta essa realidade, as Juntas de Freguesia do Centro Histórico de Évora, encabeçada pela Junta de Freguesia de São Mamede, são parceiros institucionais do projecto “Uma Viagem pela Lusofonia”.
O projecto, promovido pelo Centro de Professores e Recursos de Brozas, na província estremenha de Cáceres, visa a formação continua de docentes no âmbito da língua portuguesa e da cultura lusófona e encontrou em entidades eborenses, como as já referidas Juntas e a Escola EB 2/3 de Santa Clara (na qual se abordarão temas relacionados com o sistema educativo português e projectos internacionais) os parceiros ideais para a concretização do mesmo.
O programa encontra-se dividido em duas partes, as quais se realizarão na localidade da raia espanhola de Valencia de Alcántara e em Évora, respectivamente, abordando áreas tão peculiares que vão desde a literatura lusófona, técnicas de expressão dramática em português, danças de expressão lusófona, uma reflexão sobre a candidatura do fado a património intangível da UNESCO, às tão originais expressões idiomáticas em português, entre outros temas de igual pertinência. Em suma, uma panóplia de temas abordados num ambiente de imersão linguística, o que será uma mais-valia para os participantes de origem espanhola, não nativos no idioma.
O referido projecto culminará nos dias 14 e 15 de Novembro, na cidade de Évora, onde os participantes poderão participar em inúmeras actividades e conferências, iniciativas essas que contarão com profissionais com provas dadas no âmbito da divulgação da língua e cultura em português.
Com esta iniciativa espera-se continuar a fomentar o intercâmbio e as relações transfronteiriças entre estas duas regiões vizinhas e a promover mais relações institucionais e culturais entre Portugal e Espanha.

PROGRAMA.

IES Loustau -Valverde. Valencia de Alcántara. Espanha

4 de noviembre de 2008

17,30h- Conferência sobre a História da Literatura Portuguesa

Luís Leal

13 de noviembre de 2008

17,30h- Oficina de Danças Tradicionais de Expressão Lusófona

– Elsa Aleixo (Lic. Dança pelo FMH)

Évora. Portugal

14 de noviembre de 2008

16h- Visita à escola eborense de St.ª Clara e apresentação sobre o sistema educativo português

19.30h- Conferência sobre “A Origem do fado e a sua candidatura a Património intangível da Humanidade”

- Luís Leal(*)

21h- Casa de fado “Bota Alta” com actuação, ao vivo, do fadista Duarte

15 de noviembre de 2008

9.30h- Oficina de Arte Dramática em Português .

Manuel Piçarra (Lic. Filologia Portuguesa) (**)

11h- Representação da peça “Ir à Índia e voltar, sem sair de Portugal”

- Grupo de teatro eborense “Temporal” . (**)

15.15- “Língua, vidas em portugués” ,Visualização do documentário sobre a lusofonia (*)

17h- “As expressões idiomáticas em português” -Elsa Carreire (Diplomada por Escuela Oficial de Idiomas de Cáceres) (*)

(*) Sala de formação das Juntas de Freguesia do Centro Histórico

(**) Sociedade Dramática Eborense

Sem comentários: