segunda-feira, 19 de maio de 2008

De terras do Mondego a terras raianas do Sever, um intercâmbio transfronteiriço luso-espanhol

O prometido é devido, e não é de estranhar que, nos passados dias 16 e 17 de Maio, logo após do dia de S. Isidro, o lavrador, a Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra retribuiu a visita ao instituto “extremeño” Loustau-Valverde de Valencia de Alcántara.O intercâmbio, derivado de um projecto de aproximação entre as duas instituições, serviu para acercar os estudantes dos dois países e, acima de tudo, promover e divulgar o idioma português que cada vez apresenta mais estudantes nesta região espanhola fronteiriça com o Alentejo e, também, mostrar como funciona o sistema educativo “extremeño” nas suas vertentes de ensino secundário obrigatório, não obrigatório e, também muito importante, a formação profissional.
Após uma visita guiada ao instituto de Valencia de Alcántara, os alunos conimbricenses contactaram com a realidade da escola primária da localidade, a qual também foi alvo de visita, e conheceram, com a ajuda do Prof. José Manuel Corchero, docente oriundo desta região, um pouco da história desta cidade fronteiriça da qual D. Dinis abdicou em 1297 no tratado de Alcanises.
Após o regresso a terras lusas, em Castelo de Vide, onde o grupo pernoitou, no dia seguinte, sábado, o grupo de alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria deslocou-se um pouco mais para o interior da região espanhola vizinha, mais precisamente para a cidade património mundial de Cáceres. Aí puderam contactar com a realidade desta cidade emblemática e histórica, como também desfrutar um pouco do ambiente que a mesma proporciona.
O departamento de língua portuguesa do Instituto Loustau-Valverde deseja expressar o seu bem-haja por esta actividade e espera poder voltar a participar em actividades com o seu congénere luso, quem sabe já em actividades de outro âmbito, mas com o idioma português sempre em destaque!

Sem comentários: