domingo, 2 de dezembro de 2007

Conta-Me como Foi

A vida dos Alcántara do "Cuéntame como pasó", a famosa série espanhola, já tem versão portuguesa na RTP, aos domingos. Já estão na segunda temporada. Em vez de Antonio y Mercedes, Antonio e Margarida. Em vez de Franco, Salazar.



Na página da RTP podem-se encontrar os guiões dos episódios.

"Tudo começa em 1968. O narrador de Conta-me Como Foi, da RTP1, é um adulto que recorda o tempo da meninice e o país atrasado que era Portugal, quase a entrar na ‘Primavera marcelista’. Pertencia a uma família urbana da classe média-baixa do fim dos anos 60. O pai, interpretado por Miguel Guilherme, e a mãe, Rita Blanco, debatem-se com dificuldades financeiras e endividam-se para comprar uma televisão. Esperam que o aparelho chegue a tempo da noite do Festival da Canção. Uns puxam por Tonicha, outros por José Cid, e os que restam torcem pelo som moderno e arrojado do Verão de Carlos Mendes.

Formato adaptado do original espanhol Cuentame Como Pasó, é uma série que se propõe mostrar a evolução da sociedade portuguesa nas últimas décadas. Com interpretações notáveis de Miguel Guilherme e de Rita Blanco, é uma proposta de verdadeiro serviço público. Não só representa mais uma aposta na ficção portuguesa de qualidade, como consegue conciliar formação e entretenimento.

Os cigarros que se vendiam avulso, a histeria em torno do festival, o magnetismo que a Paris romântica exercia na imaginação provinciana do país salazarento, o peso castrador da Igreja, o cinema da época, as estrelas da bola... Até agora, Conta-me Como Foi tem-se mostrado uma excelente aposta, cheia de pormenores que traçam o perfil de um tempo, feita com humor e com grandes actores e com um texto consistente e realista. Faltam apenas mais cenas exteriores, planos alargados e de conjunto, com mais figurantes, que funcionassem como fotografias televisivas das cidades e das ruas de há 40 anos."

Conta-Me como Foi na Wikipedia
Conta-Me como Foi no blogue Infotecs
Conta-Me como Foi vai reunir família espanhola e portuguesa



Domingo - 22:25

Sexta - 22:30

Sexta - 22:15

Sem comentários: