terça-feira, 16 de outubro de 2007

Afonso Henriques foi armado cavaleiro na Catedral de Zamora?

Fotografia de anam 1973 (Flickr)


Mais um pouco de história de Portugal em Lusofolia. No blogue D. Afonso Henriques-1º Rei de Portugal, encontrei esta postagem:


Afonso Henriques-Cavaleiro em Zamora(1125)

• A ideia que D.Afonso Henriques se tenha armado cavaleiro na Catedral de Zamora é falsa, que só foi mandada edificar mais tarde (1140-1170) pelo seu primo D.Afonso Raimundes, já rei Afonso VII, a partir da igreja de São Salvador onde realmente D. Afonso Henrique se tornou cavaleiro.

• Não deve estranhar-se o facto de terem escolhido Zamora e não Braga ou Coimbra, porque Zamora pertencia aos domínios pessoais de D.Teresa, por dádiva da irmã.

• A ser assim deve concluir-se que o acto de investidura como cavaleiro, de D.Afonso Henriques teve o acordo dela e de Fernão Peres, eventualmente para apaziguar a oposição dos nobres portugueses.

• Tanto esta investidura como a de seu primo Afonso Raimundes um ano antes, têm um objectivo comum, afirmar direitos sucessórios, contra eventuais ameaças de descendência de D.Teresa e Fernão Peres, ou no outro caso de Urraca e Afonso I de Aragão.

• Não há pois margem para pensar que este acto constitua uma manifestação de rebeldia do infante para com a sua mãe, por instigação dos barões revoltosos

Sem comentários: