quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Fados de Saura

Filme pode ajudar a mostrar Portugal de uma forma diferente lá fora

Tem estreia de gala marcada para dia 26 de setembro, no São Jorge, e data de lançamento comercial nas salas portuguesas a 4 de Outubro, e conta com a participação de Carlos do Carmo, como consultor musical e de Rui Vieira Nery, como consultor musicológico. O elenco junta ainda, para além do Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, D. Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Caetano Veloso, Chico Buarque e Lila Downs a novos fadistas como Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho, Ana Sofia Varela, Carminho e Cuca Roseta.

Fados, filme que se segue a outras obras do realizador espanhol Carlos Saura como Flamenco ou Tango, teve primeira apresentação mundial na passada sexta-feira em Toronto. Seguem-se passagens por festivais em Espanha, Coreia do Sul e EUA. O filme chega às salas de cinema portuguesas dia 4 de Outubro. Para o circuito comercial está vendido para mais de 20 territórios, entre os quais França, Japão, Brasil e Canadá. A Holanda tem já data de estreia agendada para 18 de Novembro.


“Fados” resulta de uma produção da Fado Filmes, Duvideo e Zebra Producciones em co-produção com Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC E.M., Turismo de Portugal I.P. e TVI.

O filme teve ontem apresentação oficial no Museu do Fado, tendo as entidades que apoiaram a sua produção justificado então a sua ligação ao projecto. Pelo Turismo de Portugal, Frederico Costa vincou as oportunidades que um filme como este pode abrir. "É através da cultura que podemos mostrar que somos diferentes", explicou, lembrando que ao ser confrontado com este projecto "não podia dizer não". Para si, Fados abre uma oportunidade para "poder mostrar este país de uma forma diferenciada". E confirmou que o Turismo de Portugal vai continuar a apoiar o lançamento do filme pelo mundo fora.

José Amaral Lopes, presidente da EGAC, empresa municipal que em Fados teve o seu maior investimento na área do cinema, reforçou o empenhamento no projecto. As "resistências" e polémicas aquando da atribuição do apoio são coisa do passado e, para si, traduzem sinais de "uma incapacidade de arriscar e romper o que é tradicional": Fados é, em seu entender, "uma aposta ganha" e espera que "seja um exemplo e incentivo", sublinhando que o filme "demonstra que as pessoas não se afastam daquilo que tem qualidade".

José Eduardo Moniz, da TVI, justificou a sua adesão a um projecto por estar à frente de uma estação que quer "estar de mãos dadas com os grandes valores da cultura portuguesa". Confirmou que a TVI vai continuar a apoiar o cinema português e que, depois de exibido em sala e editado em DVD, Fados será exibido na estação de televisão que dirige.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou bastante curioso! Creio que é a primeira vez que é feito um documentário (deste tipo) segundo um ponto de vista de um realizador de origem não portuguesa! Deve ser bastante interessante (ainda por cima com Carlos do Carmo e Rui Vieira Nery como consultores!)