sexta-feira, 23 de março de 2007

José Miguel Wisnik

José Miguel Wisnik é músico/compositor e professor de Literatura Brasileira na USP. Nasceu em São Vicente, no litoral do estado de São Paulo, e define-se como um "paulista do mar" (além de "baiano também"). Wisnik estudou piano clássico durante muitos anos, mas optou pela faculdade de Letras. Apresentou-se pela primeira vez como solista da Orquestra Municipal de São Paulo aos 17 anos, interpretando "Concerto n¼ 2", de Camille Saint-Saens.

Por volta de 1985, Wisnik acabou se juntando a diversos músicos, era um "freqüentador" do Grupo Rumo e compunha músicas com os amigos. Se diz um professor universitário que queria ser músico popular e desde 1973 nunca parou de dar aulas.


Tem três discos gravados. O segundo, "São Paulo Rio", teve participação de Elza Soares. Esta "parceria" com a cantora lhe rendeu a direção artística do último disco de Elza, além de alguns shows em 2002. "São Paulo Rio" chegou ao mercado exclusivamente pela internet em uma parceria entre o portal iG e a loja virtual Submarino, e hoje é encontrado também em lojas. Wisknik já teve suas músicas gravadas por Gal Costa, Ná Ozzetti, Edson Cordeiro, Zizi Possi entre outros.


Também escreve ensaios sobre música e literatura. Publicou "O Coro dos Contrários - a Música em Torno da Semana de 22" (Duas Cidades, 1977), "O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira" (Brasiliense, 1982) e "O Som e o Sentido" (Companhia das Letras, 1989), além de participar dos livros coletivos "Os Sentidos da Paixão, o Olhar e Ética" (Companhia das Letras, 1987, 1988 e 1992).


Além de seus discos, livros, ensaios e aulas, Wisnik fez também música para cinema (Terra Estrangeira/Walter Salles e Daniela Thomas), teatro ("As Boas", "Hamlet" e "Mistérios Gozozos" para o Teatro Oficina, e "Pentesiléias", de Daniela Thomas, dirigida por Bete Coelho) e dança. Fez duas trilhas sonoras para o grupo Corpo, uma delas, Parabelo, em parceria com Tom Zé. Já recebeu alguns prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte, além do premio Jabuti em 1978 entre outros.


Sem comentários: