terça-feira, 30 de janeiro de 2007

São Luis de Maranhão

Brasil é famoso pelo Carnaval de Rio. Mas há outros carnavais não por menos conhecidos menos interessantes. É o caso de São Luis de Maranhão, a única capital brasileira fundada pelos franceses. No entanto, é a cidade mais portuguesa de todas pela belíssima arquitectura do seu centro histórico.

Sempre há um tempo magnífico. Durante período de junho a dezembro, chove pouco e o vento constante ameniza o calor. A temperatura média, entre 23º a 33º. De janeiro a junho acontece a estação chuvosa - o inverno da região - época das frutas e da pesca farta.

As festas acontecem durante o ano inteiro. Além dos clubes e bares de reggae, que funcionam diariamente, há sempre apresentações de grupos de tambor de criola nas ruas e praças. Após o carnaval começam as festas religiosas que acontecem nos meses de março e abril com procissões pelo centro histórico.

O Carnaval de rua de São Luís é animado por diversas brincadeiras populares. Na folia, tomam conta das ruas os fofões, as tribos de índios, os blocos-de-sujos, os blocos tradicionais, a Casinha da Roça, além das escolas de samba.

Uma dica para quem vai até São Luís é visitar os Lençóis Maranhenses. O lugar é belíssimo e a melhor época para o passeio é após a estação chuvosa, quando as lagoas estão cheias.




Sem comentários: