quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Monumento Mínimo

Porto, 12-22 de setembro. Intervenção urbana com o trabalho da artista brasileira Néle Azevedo.


Trata-se de uma intervenção no espaço urbano com centenas de pequenas esculturas em gelo - colocadas no centros da cidade com a ajuda da população local. Desaparecem em 25 ou 30 minutos.

Néle Azevedo, Escultora do efêmero
A maturidade nos traz sabedorias infinitas, principalmente quando se mantém na alma o viço da juventude como fio condutor. O que dizer de uma artista que encontrou na efemeridade da matéria gelo e na dimensão diminuta das escalas a representação máxima de seu trabalho? Arrojo. O que dizer de uma artista que subverte os espaços e faz da cidade seu cenário, sua galeria, transpondo sua obra ao coletivo, ao anonimato do transeunte? Coragem. Assim é Néle Azevedo, mineira de nascimento, mas que transformou São Paulo em seu ponto de partida. Artista Plástica de formação, fez da escultura seu instrumento poético. Da rigidez do ferro à fragilidade do gelo. Do tamanho monumental ao diminuto. Assim cresceu uma artista inquieta e intrigante. Com seu Projeto Monumento Mínimo já percorreu várias cidades e países. No início, uma peça solitária. Uma escultura de um homem comum, não mais do que 20 cm de gelo, colocada no meio da cidade, em completo silêncio e anonimato, se transformando pouco a pouco em matéria líquida, diante dos olhos desavisados dos passantes. Depois surgiram aos pares, e então trouxe o coletivo das cidades para o seu trabalho e passou a colocar pequenas multidões de esculturas a derreter e a compartilhar com os transeuntes o mesmo espaço. Por fim, apenas o registro fotográfico bidimensional do seu trabalho guardava o instante. Para ela a duração da obra, transformada em monumento, “ não é para a lembrança, mas para o esquecimento”. São Paulo, Campinas, Rio de janeiro, Curitiba, Salvador, Brasília, Paris, Tóquio, Kyoto, Havana... O mundo é seu cenário, seu espaço, sua galeria. Já criou instalações com 150, 300 e 600 esculturas. Em seus planos, encher uma grande praça com mais de 2 mil esculturas... Na busca da força que uma grande quantidade de diminutas esculturas produz no espaço público, Néle se abre ao Mundo, mesmo que em breves instantes, para não ser esquecida.


Néle Azevedo, se formou em Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina e fez Mestrado em Artes visuais pela UNESP. Levou suas instalações urbanas à praça do L’Opera de Paris e à Mairie du 9émè na França. Foi premiada em diversos Salões de Arte e tem suas esculturas (em ferro, é claro) no acervo de importantes instituições como a Galeria Sycomore Art, de Paris; o Centro de Arte Contemporâneo Wilfredo Lam, de Havana; Museu de Arte Nipo-Brasileira, de São Paulo entre outras.

Sem comentários: