terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Os escritores na sala de aula


Escritores na Sala de Aula é o tema do primeiro número dos Cadernos Público na Escola. Pegar num determinado artigo de jornal, levá-lo para a sala de aula e usá-lo, por exemplo, como pretexto para despertar a vontade de descobrir uma obra literária ou um autor é uma experiência que, como muitos sabem, pode ter resultados surpreendentes.


O lançamento de Escritores na Sala de Aula, pretende fornecer umas quantas oportunidades para, com a ajuda de notícias, artigos de opinião, crónicas, depoimentos, entrevistas fotografias ou ilustrações, que, nos anos mais recentes, apareceram no Público, se falar sobre a importância da leitura, o valor de um ou outro livro ou, mesmo, para descobrir inéditos de alguns autores.

A publicação inclui, além de diversos textos, múltiplas e originais sugestões de actividades da autoria de, entre outros, Isabel Margarida Duarte, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Fernando do Carmo, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação; e Manuel Campos Pinto, da Associação de Professores de Português, que podem ser aproveitadas por alunos, professores e pais.


As propostas de trabalho, entre muitos outros aspectos, dão conta do que importa fazer para que os jovens leiam, do que é necessário ter em conta no momento de organizar a visita de um escritor à escola, de algumas efemérides que merecem ser comemoradas em 2006, das actividades que podem ser promovidas pelas bibliotecas escolares.

Escritores na Sala de Aula está à venda nos quiosques.

Sem comentários: