quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"Um Tiro no Escuro"

Eis mais uma sugestão cinematográfica (acessível a bom preço) para as nossas "videotecas" em português. Trata-se de um filme de Leonel Vieira, cujo protagonista é interpretado pelo tão conhecido Joaquim de Almeida, que, longe de ser uma grande obra, sempre pode ser visto como uma das novas "visões" do cinema português. 
 
 
SINOPSE
No aeroporto do Rio de Janeiro uma menina de dois meses é raptada por uma hospedeira da TAP. Dois anos mais tarde, a mãe inconformada encontra-se em Lisboa.
Para sobreviver trabalha num bar de 'strip-tease', mas passa a maior parte do seu tempo no aeroporto na esperança de reencontrar a hospedeira que lhe levou a filha. Quando uma noite é despedida do trabalho, sem outros recursos, acaba por ter de se juntar ao 'gang' do ex-segurança do bar que lhe dá guarida.
Envolvida numa série de assaltos a bancos, cedo vai ter no seu encalço um inspector da Polícia Judiciária que parece também ter algo a esconder...
Poderá, entre polícias e ladrões, reencontrar ainda a sua filha?

REALIZADOR
Leonel Vieira

INTÉRPRETES
Joaquim de Almeida, Vanessa Mesquita, Filipe Duarte, Ivo Canelas, Miguel Borges, Margarida Marinho, Cristina Cunha, João Lagarto, Almeno Gonçalves, Inês Costa.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Porque se come bacalhau na consoada?

De acordo com a interpretação que alguns historiadores têm desta época festiva, a consoada era a refeição com que se interrompia o jejum natalício (algo análogo ao que acontece na tradição cristã na quaresma). Daí que, na tradição que ainda hoje é evidente em Portugal, na véspera de Natal come-se (de mil maneiras!) bacalhau, o que está relacionado com os vários períodos de jejum do calendário religioso, que interditavam (ou desaconselhavam) o consumo de carne. A carne estava apenas reservada para o almoço de dia de Natal, no dia 25 de Dezembro.
Pergunto eu: Haverá por detrás desta tradição alguma influência judaica? A carne que se consome tende a ser de aves, evitando-se as carnes suínas...
Bom Natal a todos vós!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Uma Onda no Ar" - "Rádio Favela"


O cinema brasileiro tem afirmado a sua qualidade com temas que, para mim, por vezes são demasiado recorrentes. É o caso da situação social de muitos habitantes das famigeradas favelas. No entanto, há casos de filmes que se afirmam para além dessa condição e são autênticas obras de referência. É o caso deste filme de 2002, baseado numa história real, que traz para o grande ecrã um caso excepcional de desenvolvimento comunitário, a criação, bem polémica e contestada, da "Rádio Favela".
No contexto do PLE, esta é uma excelente oportunidade para abordar temas que vão para além da violência real retratada e exportada por filmes como "Tropa de Elite I e II", "Carandiru", ou a tão famosa obra de Fernando Meireles, "Cidade de Deus".
Como fã confesso que sou da rádio, foi um prazer conhecer esta história que mostra o outro lado desta realidade, infelizmente tão bem conhecida no Brasil, tal como o dinamismo da gente do morro e a denúncia de uma sociedade que a muitos não convém mudar.
Sem dúvida, um excelente filme que nos poderá ser útil!