quinta-feira, 25 de junho de 2009

A virgindade das palavras, de Manoel de Barros

Manoel de Barros, o poeta pantaneiro

A virgindade das palavras

Os governos mais sábios deveriam contratar os poetas para o trabalho de restituir a virgindade a certas palavras ou expressões, que estão morrendo cariadas, corroídas pelo uso em clichés. Só os poetas podem salvar o idioma da esclerose. Além disso a poesia tem a função de pregar a prática da infância entre os homens.

Se for para tirar gosto poético vai bem perverter a linguagem. Não bastam as licenças poéticas, é preciso ir até às licenciosidades. Temos de molecar o idioma para que ele não morra de clichés. Subverter a sintaxe até à castidade: isto quer dizer: até obter um texto casto. Um texto virgem que o tempo e o homem ainda não tenham espolegado.

O nosso paladar de ler anda com tédio. É preciso propor novos enlaces para as palavras. Injectar insanidade nos verbos para que transmitam aos nomes seus delírios. Há que se encontrar a primeira vez de uma frase para ser-se poeta nela. Mas isso é tão antigo como menino mijar na parede. Só que foi dito de outra maneira.

Se você prende uma água, ela escapará pelas frinchas. Se você tirar de um ser a liberdade, ele escapará por metáforas. No internato, longe de casa, eu não sabia o que fazer e fiz um aparelho de ser inútil. E comecei a brincar com ele. Um padre disse: - Não presta para nada; há-de ser poeta!

Manoel de Barros



E eu peço desculpa por voltar a publicar um poema de Manoel de Barros já publicado nesta página no dia 19 de Dezembro de 2007, mas, olhem, esse poema do Livro das Ignorãças condiz tanto com essas palavras lá em cima...

VII

No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor dos
passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.


Sem nos esquecermos do XIV do mesmo livro, maravilhoso:

Poesia é voar fora da asa.



quarta-feira, 17 de junho de 2009

Querido U




Encontrei este óptimo vídeo no blogue de uma das nossas seguidoras, Raquel, Koiné. Vale a pena vê-lo completo.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Livros portugueses em Talavera la Real


A maior exposição de livros portugueses continua em Talavera la Real, (Badajoz) na Casa da Cultura, durante mais uma semana a pedido de vários professores e profissionais do idioma que não estiveram presentes por motivos profissionais na última semana.

O horário é: 10.30/12 horas - 17.30/21.30 horas

É uma oportunidade única ver reunidos livros para todas as idades de 85 editoras portuguesas.


Organizado pelo Centro Integral de Cultura Portuguesa "Rainha Dona Amélia"