domingo, 30 de setembro de 2007

Jornadas de la APPEX

La inscripción a las II Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura Lusófona, que tendrán lugar los días 5 y 6 de octubre de 2007, será GRATUITA. Eso sí, debeis enviar e-mail a jornadasappex@gmail.com. Quienes quieran participar en la cena del día 5 y la comida del día 6 nos lo deben indicar también por e-mail, ya que hay plazas limitadas. El plazo máximo para apuntarse a la comida y a la cena será el miércoles 3 de octubre. Para apuntarse sólo a las jornadas lo podréis hacer in situ.
Las jornadas se celebrarán en la Facultad de Biblioteconomía, que está en lo alto de la alcazaba de Badajoz.

«Estou aqui diante de vós, nu e desfigurado»

(Fotografia de Enric Vives-Rubio)

No último número da revista Visão podemos ler uma entrevista com António Lobo Antunes. Além de falar do seu ultimo livro, O Meu Nome É Legião, fala, entre outras coisas, da sua doença, de que diz: «Palavra de honra que é muito mais fácil do que se imagina».

O novo livro de Lobo Antunes, O Meu Nome É Legião, estará à venda nas livrarias a partir de amanhã, segunda-feira, dia 1 de Outubro. Com a chancela das Publicações Dom Quixote, a obra decorre num bairro periférico de Lisboa e tem como protagonistas um grupo de miúdos, descendentes de africanos. O autor estará presente no lançamento do livro que, com apresentação de Eduardo Lourenço, a editora prevê realizar no final do mês de Outubro num «sítio inesperado».


sábado, 29 de setembro de 2007

Beduinos a gasóleo

Apresentação album de estreia ao vivo
6 de Outubro - 22 horas
Santiago Alquimista
(http://www.santiagoalquimista.com/)

Beduinos a Gasóleo tem sido, desde a decada de 90, nome de banda, mas hoje é igualmente a designação do primeiro trabalho de originais do grupo.

Marco de un percurso iniciado em 1997, o album "Beduinos a Gasóleo" é o resultado de um processo de maturação, que passou pela experimentação e aprofundamento das sonoridades do Rock de onde veio a dimanar, numa abordagem própria, um Rock progressivo, influenciado e harmonizado por algumas das referências do grupo, entre as quais se encontra a música tradicional portuguesa.

A banda constituida por José Carlos Fialho (teclas), Luís Manuel Oliveira (guitarra), Ricardo Leite (baixo) e Flávio Pena (bateria), para a gravação deste trabalho de fôlego, contou com as prestações de Paulo Chagas (saxofone e flauta) e Fernando Simões (trombone), além das vozes de Petra e do convidado Janita Salomé, uma referência da música portuguesa, tanto como cantor e compositor, como divulgador do canto polifónico tradicional do Alentejo.

O resultado final de "Beduinos a Gasóleo" está aí. Pode ser escutado ao vivo no Santiago Alquimista e é, à vez, envolvente, intimista e épico.

No dia 6 de Outubro, às 22 horas, a proposta é para ouvir a bando, o seu trabalho homónimo e alguns convidados especiais.

No Santiago Alquimista (ao miradouro de Santa Luzia), a 6 de Outubro, há Rock progresivo e em portugués.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

II Jornadas da APPEX, Badajoz, 5 e 6 de Outubro

Eis, finalmente, o programa definitivo das II Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura de los Países Lusófonos, que decorre em Badajoz nos próximos dias 5 e 6 de Outubro. Será na Faculdade de Biblioteconomia, na Alcáçova.

A entrega de documentos verificar-se-á entre 17:30 e 18:00 horas. Em seguida, a inauguração das Jornadas.

Sexta-feira, 5

19:00-19:30. Língua portuguesa e crioulo em Cabo Verde, por Ana Josefa.

19:30-20:00. Língua portuguesa e expressão cultural em S. Tomé e Príncipe, por Ana Varela.

20:00-21:00. Diversidade linguística em Portugal: Práticas & Políticas (1143-1973), por Paulo Feytor Pinto.

Sábado, 6

10:00-11:00. "A magia de Teodora - uma fada da era global." Conferencia de la escritora Luísa Fortes da Cunha.

11:30-13:00. “Dormindo com o inimigo” ou como transformar obstáculos em oportunidades pedagógicas em PLE, por Sílvia Martins Melo.

13:00-14:00. Mesa redonda. El futuro del portugués en Extremadura.

17:00-18:30. Banda Desenhada portuguesa, por Geraldes Lino

18:30-20:00. Multilinguismo e intercompreensão, por Fernanda Barrocas.

A inscrição é completamente gratuita enviando um correio a jornadasappex@gmail.com.

Reforma ortográfica en Brasil


O fim do trema está decretado desde dezembro do ano passado. Os dois pontos que ficam em cima da letra u sobrevivem no corredor da morte à espera de seus algozes. Enquanto isso, continuam fazendo dos desatentos suas vítimas, que se esquecem de colocá-los em palavras como freqüente e lingüiça e, assim, perdem pontos em provas e concursos.

O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica que, além do trema, acaba com os acentos de vôo, lêem, heróico e muitos outros. A nova ortografia também altera as regras do hífen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y. As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa –uma população estimada hoje em 230 milhões– e têm como objetivo aproximar essas culturas.

Não há um dia marcado para que as mudanças ocorram –especialistas estimam que seja necessário um período de dois anos para a sociedade se acostumar. Mas a previsão é que a modificação comece em 2008.

O Ministério da Educação prepara a próxima licitação dos livros didáticos, que deve ocorrer em dezembro, pedindo a nova ortografia. “Esse edital, para os livros que serão usados em 2009, deve ser fechado com as novas regras”, afirma o assessor especial do MEC, Carlos Alberto Xavier.

Ler mais no Fala Bonito...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Fados de Saura

Filme pode ajudar a mostrar Portugal de uma forma diferente lá fora

Tem estreia de gala marcada para dia 26 de setembro, no São Jorge, e data de lançamento comercial nas salas portuguesas a 4 de Outubro, e conta com a participação de Carlos do Carmo, como consultor musical e de Rui Vieira Nery, como consultor musicológico. O elenco junta ainda, para além do Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, D. Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Caetano Veloso, Chico Buarque e Lila Downs a novos fadistas como Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho, Ana Sofia Varela, Carminho e Cuca Roseta.

Fados, filme que se segue a outras obras do realizador espanhol Carlos Saura como Flamenco ou Tango, teve primeira apresentação mundial na passada sexta-feira em Toronto. Seguem-se passagens por festivais em Espanha, Coreia do Sul e EUA. O filme chega às salas de cinema portuguesas dia 4 de Outubro. Para o circuito comercial está vendido para mais de 20 territórios, entre os quais França, Japão, Brasil e Canadá. A Holanda tem já data de estreia agendada para 18 de Novembro.


“Fados” resulta de uma produção da Fado Filmes, Duvideo e Zebra Producciones em co-produção com Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC E.M., Turismo de Portugal I.P. e TVI.

O filme teve ontem apresentação oficial no Museu do Fado, tendo as entidades que apoiaram a sua produção justificado então a sua ligação ao projecto. Pelo Turismo de Portugal, Frederico Costa vincou as oportunidades que um filme como este pode abrir. "É através da cultura que podemos mostrar que somos diferentes", explicou, lembrando que ao ser confrontado com este projecto "não podia dizer não". Para si, Fados abre uma oportunidade para "poder mostrar este país de uma forma diferenciada". E confirmou que o Turismo de Portugal vai continuar a apoiar o lançamento do filme pelo mundo fora.

José Amaral Lopes, presidente da EGAC, empresa municipal que em Fados teve o seu maior investimento na área do cinema, reforçou o empenhamento no projecto. As "resistências" e polémicas aquando da atribuição do apoio são coisa do passado e, para si, traduzem sinais de "uma incapacidade de arriscar e romper o que é tradicional": Fados é, em seu entender, "uma aposta ganha" e espera que "seja um exemplo e incentivo", sublinhando que o filme "demonstra que as pessoas não se afastam daquilo que tem qualidade".

José Eduardo Moniz, da TVI, justificou a sua adesão a um projecto por estar à frente de uma estação que quer "estar de mãos dadas com os grandes valores da cultura portuguesa". Confirmou que a TVI vai continuar a apoiar o cinema português e que, depois de exibido em sala e editado em DVD, Fados será exibido na estação de televisão que dirige.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Uma óptima página de links

(Gravura de fragadesenhos, flickr)

Há muita coisa boa na página de links, ou ligações, como quiserem, de www.germinaliteratura.com.br (aqui). Acho que vale a pena dar uma olhadela e explorar.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Exposição de Paula Rego abre hoje no Museu Rainha Sofia


Duas centenas de pinturas, desenhos e gravuras integram a exposição de Paula Rego que hoje é inaugurada no Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid, a maior e mais completa exposição retrospectiva da obra da pintora já apresentada em Espanha.

A exposição, comissariada pelo historiador Marco Livingston, estará patente até ao dia 30 de Dezembro.
Dela fazem parte cerca de 80 pinturas - incluindo os monumentais quadros pintados a pastel, o material preferido da pintora desde 1994 - 60 desenhos e 60 gravuras e litografias.
O «site» do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia - um dos mais importantes museus de arte moderna de Espanha - apresenta Paula Rego, nascida em Lisboa, 1935, e formada na Slade School of Fine Art, em Londres, onde fixou residência, como «uma das pintoras figurativas mais relevantes da cena internacional».
«A sua obra artística - lê-se ainda - está enraizada em experiências e recordações pessoais, em perversas fantasias e na história da arte e da literatura».

Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

"A Turma da Mônica" - A Mónica


"A Turma da Mônica" compreende um grupo de personagens de história em quadradinhos, banda desenhada (no português padrão), criado por o autor brasileiro Maurício de Sousa.
Quem é a Mônica?
Conhecida pelos meninos como "dona da rua", Mônica nasceu em 1963. Possui um coelhinho de peluche chamado Sansão, que usa para bater nos seus amiguinhos quando eles a "chateiam" por algum motivo ou fazem planos contra o seu domínio territorial, isto é, a sua rua! Baseada numa filha homónima de Maurício de Sousa, esta personagem caracterizada pela sua dentuça e por ser baixinha e gordinha, já não é só conhecida na sua rua! É um exemplo claro da banda desenhada brasileira (com claras influências "manga" de Osamu Tezuka), um marco de uma geração e um êxito além fronteiras (quem é que, nascido nos anos 70 e 80 em Portugal ou no Brasil não conhece "A Turma da Mónica"!).
Em próximos "posts" vamos conhecer outras personagens marcantes como: "Cascão", "Magali", "Chico Bento" ou o malogrado "Cebolinha"!

domingo, 23 de setembro de 2007

Adriano Correia de Oliveira - 65º Aniversário


Adriano Correia de Oliveira (Porto, 9 de Abril de 1942 — Avintes, 16 de Outubro de 1982), foi um músico português e um dos mais importantes intérpretes do fado de Coimbra. Fez parte da geração (a par de José Afonso, Manuel Freire, entre outros) de compositores e cantores cuja consciência política e social que foram usadas para lutar contra o Estado Novo através de um estilo de música que ficou conhecida como de "intervenção".
O presente ano 2007, marca o 65º aniversário de Adriano e tem sido um ano em que a sua obra tem sido recordada com frequência e com a dignidade que merece. Creio que já está no mercado um disco com versões das canções deste artista da liberdade interpretadas por inúmeros artistas portugueses de renome. A destacar, a homenagem feita ao artista pelo Município da Marinha Grande e a sua inclusão temática na edição de 2007 da Festa do Avante.

sábado, 22 de setembro de 2007

Luisa Fortes da Cunha.- Uma Aventura no Vulcão dos Capelinhos




"TEODORA E O MISTÉRIO DO VULCÃO". É o mais recente livro de Luísa Fortes da Cunha, escritora infanto-juvenil,onde a magia, a surpresa e o Arquipélago dos Açores se destacam nesta pequena odisseia da Teodora.

"O Grande Elias"

"Arthur Duarte assinou algumas das melhores comédias portuguesas dos anos 40, renovando o género neste filme. Adaptado de uma peça de teatro, dá a conhecer uma família portuguesa em crise (o pai é viciado no jogo e a filha dança numa boite) que sobrevive graças às quantias avultadas de dinheiro que uma tia envia mensalmente do Brasil, onde vive há muito tempo. Um dia, a tia, que acredita que a sua família em Lisboa é igualmente rica, decide visitá-la e tudo se complica".
"O Grande Elias" (1942 - 107m)
Recomendo a edição em DVD transcrita para vídeo digital a partir da obra restaurada pela Cinamateca Portuguesa que se pode encontrar a um preço muito convidativo (entre o 6 e 8€). A destacar as interpretações de António Silva e Ribeirinho (que me recorda bastante o actor italiano Roberto Benigni).

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

II Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura de los Países Lusófonos

Torre de Espantaperros (Badajoz)

Nos próximos dias 5 e 6 de Outubro vão decorrer as II Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura de los Países Lusófonos na Faculdade de Biblioteconomia de Badajoz, organizadas pela APPEX com a colaboração da APP (Associação de Professores de Português) de Portugal e do Instituto Camões, e o patrocínio do GIT (Gabinete de Iniciativas Transfronterizas).

Um imprevisto de última hora impede-nos de dar a conhecer o programa completo, que esperamos divulgar logo que possível. Mas, entretanto, ficam a saber o que podem encontrar nas nossas Jornadas:


Sexta-feira, 5

Língua portuguesa e crioulo em Cabo Verde, por Ana Josefa.

Língua portuguesa e expressão cultural em S. Tomé e Príncipe, por Ana Varela.

Diversidade linguística em Portugal: Práticas & Políticas (1143-1973), por Paulo Feytor Pinto.


Sábado, 6

“Dormindo com o inimigo” ou como transformar obstáculos em oportunidades pedagógicas em PLE, por Sílvia Martins Melo.

Mesa redonda. El futuro del portugués en Extremadura.

Banda Desenhada portuguesa, por Geraldes Lino

Multilinguismo e intercompreensão, por Fernanda Barrocas.


Encontramo-nos na Faculdade de Biblioteconomia,
na Alcáçova de Badajoz!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Jorge Palma - "Encosta-te a Mim"

Jorge Palma é sem dúvida, um dos melhores cantores e compositores da actualidade, um criador com sonhos feitos canções, que consegue cativar diferentes públicos, incluindo um público mais jovem, junto do qual conseguiu criar um grupo de indefectíveis seguidores, isto apesar de durante doze anos não ter gravado qualquer álbum de originais.
"Encosta-te a mim" é um dos seus mais recentes trabalhos, que está a ter um grande êxito em Portugal. Por essa razão, e uma vez colocado neste blog o videoclip, parece-me relevante expor também a letra, da que é para mim, a melhor música actual.

"Encosta-te a mim"

Encosta-te a mim,
nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim,
talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim,
dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou,
deixa-me chegar.

Chegado da guerra,
fiz tudo p´ra sobreviver em nome da terra,
no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem,
não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói,
não quero adormecer.

Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

Encosta-te a mim,
desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for.

Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.

Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo o que não vivi,
um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

"Encosta-te a mim" - Jorge Palma


Jorge Palma é uma daquelas figuras da música portuguesa que, apesar de uma obra de grande qualidade, profundamente marcada por uma poesia urbana e por grandes vultos da música mundial, ainda não tinha tido o devido reconhecimento por parte da comunidade de artistas deste país peculiar.
Este cantor e autor, que começou a sua carreira no metro de Paris, é, talvez, a maior referência musical portuguesa dos anos oitenta e noventa e é, para mim, um prazer ver este videoclip onde Jorge Palma é "abençoado" pela presença de músicos amigos (algo muito comum na música popular brasileira em que "todos cantam todos" com muito prazer) como Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Rui Veloso, João Gil, David Fonseca...
"Encosta-te a mim" é um tributo a Palma e a todos os que fazem boa música em terras lusas... pena que não tenham a difusão merecida.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

II Jornadas de la APPEX

En la página web de la APPEX se puede encontrar la información necesaria para inscribirse en las II Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura de los Países Lusófonos. Tendrán lugar en Badajoz los días 5 y 6 de octubre de 2007.

sábado, 15 de setembro de 2007

O desporto português


Uma característica típica do desporto português é a garra, a alma e o que antigamente se chamava "amor à camisola"! Apesar da escassez de meios, apoios, e mesmo atletas, o desporto luso (podemos esquecer o futebol!) é uma forma de promover a cultura e a língua deste pequeno país que, pela mão de amadores, canta apaixonadamente o seu país. Também existe muita saudade em cada nota da portuguesa, principalmente quando é cantada por atletas que não ganham milhões e são cidadãos normais afastados do "star system".
Reparem nesta "cambada de amadores", que orgulhosamente cantam o país e a cultura em que nasceram.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

"Iberistas", Susana Fortes en El País

(Foto de peñausende3 en Flickr)

En el diario El País de hoy, la escritora Susana Fortes publica una columna titulada Iberistas:

El escritor José Saramago levantó este verano una tormenta geológica al vaticinar que, con el tiempo, España y Portugal acabarían fraguando la unión ibérica. La idea, sin embargo, no era nueva; ya la había planteado antes en una deliciosa novela titulada La balsa de piedra. En ella, la Península se desgaja del continente por los Pirineos a causa de una raya trazada en la tierra con una vara de negrillo. Un hombre siente entonces el temblor del suelo bajo sus pies y a otro lo persigue una ruidosa bandada de estorninos, y hay una mujer que no cesa de desovillar un calcetín de lana azul mientras todos van navegando por el océano en una audaz aventura hacia la utopía. No me refiero ahora al ámbito político, sino al novelesco, que es el espacio más idóneo para perder cualquier sentido nacional de la existencia.


Para leer todo.

sábado, 1 de setembro de 2007

Humor para a volta


Cá estamos de volta em Lusofolia. E, depois do parêntese das férias, é melhor começar com um pouco de humor, não é? Pela mão do brasileiro Luís Fernando Verissimo, por exemplo. Bom começo para toda a gente.


Tu e eu

Somos diferentes, tu e eu.
Tens forma e graça
e a sabedoria de só saber crescer
até dar pé.
Eu não sei onde quero chegar
e só sirvo para uma coisa
- que não sei qual é!
És de outra pipa
e eu de um cripto.
Tu, lipa.
Eu, calipto.

Gostas de um som tempestade
roque lenha
muito heavy
Prefiro o barroco italiano
e dos alemães
o mais leve.
És vidrada no Lobão
eu sou mais albônico.
Tu, fão.
Eu, fônico.

És suculenta
e selvagem
como uma fruta do trópico.
Eu já sequei
e me resignei
como um socialista utópico.
Tu não tens nada de mim
eu não tenho nada teu.
Tu, piniquim.
Eu, ropeu.

Gostas daquelas festas
que começam mal e terminam pior.
Gosto de graves rituais
em que sou pertinente
e, ao mesmo tempo, o prior.
Tu és um corpo e eu um vulto,
és uma miss, eu um místico.
Tu, multo.
Eu, carístico.

És colorida,
um pouco aérea,
e só pensas em ti.
Sou meio cinzento,
algo rasteiro,
e só penso em Pi.
Somos cada um de um pano
uma sã e o outro insano.
Tu, cano.
Eu, clidiano.

Dizes na cara
o que te vem a cabeça
com coragem e ânimo.
Hesito entre duas palavras,
escolho uma terceira
e no fim digo o sinônimo.
Tu não temes o engano
enquanto eu cismo.
Tu, tano.
Eu, femismo.