quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Pocoyo


Pocoyo é um desenho animado britânico, criado pelos espanhóis David Cantolla, Guillermo García e Luis Gallego, em em 3D destinado a crianças em idade. pré-escolar. Conta as aventuras de um garotinho vestido de azul e cheio de curiosidade. É produzido pela firma Zinkia Entertainment, e distribuído pela Granada International. Sua primeira temporada conta com 52 episódios, cada um com 6 minutos de duração.
  • O nome "Pocoyo" foi dado ao personagem pela filha do co-criador David Cantolla, Vega Cantolla.
  • Passa em Portugal pela RTP e no Brasil pelo canal pago Discovery Kids
  • O nome "Pocoyo" não é exatamente derivado do espanhol "poco yo" (pequeno eu). A verdadeira história por trás do nome é a que segue:
"Quando eu comecei a série minha filha Vega tinha 2 anos. Toda noite antes de dormir ela fazia uma oração, mais ou menos “Menino Jesus de minha vida, é uma criança como eu" (em espanhol, língua dos criadores: "Jesusito de mi vida, tú eres niño como yo"). Como ela ainda não sabia falar corretamente, ao invés de dizer "como yo” no final da oração, ela dizia “poco yo”!"

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

São Luis de Maranhão

Brasil é famoso pelo Carnaval de Rio. Mas há outros carnavais não por menos conhecidos menos interessantes. É o caso de São Luis de Maranhão, a única capital brasileira fundada pelos franceses. No entanto, é a cidade mais portuguesa de todas pela belíssima arquitectura do seu centro histórico.

Sempre há um tempo magnífico. Durante período de junho a dezembro, chove pouco e o vento constante ameniza o calor. A temperatura média, entre 23º a 33º. De janeiro a junho acontece a estação chuvosa - o inverno da região - época das frutas e da pesca farta.

As festas acontecem durante o ano inteiro. Além dos clubes e bares de reggae, que funcionam diariamente, há sempre apresentações de grupos de tambor de criola nas ruas e praças. Após o carnaval começam as festas religiosas que acontecem nos meses de março e abril com procissões pelo centro histórico.

O Carnaval de rua de São Luís é animado por diversas brincadeiras populares. Na folia, tomam conta das ruas os fofões, as tribos de índios, os blocos-de-sujos, os blocos tradicionais, a Casinha da Roça, além das escolas de samba.

Uma dica para quem vai até São Luís é visitar os Lençóis Maranhenses. O lugar é belíssimo e a melhor época para o passeio é após a estação chuvosa, quando as lagoas estão cheias.




segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Semana

Domingo Sol
Segunda Lua
Terça Marte
Quarta Mercúrio
Quinta Júpiter
Sexta Vênus
Sábado Saturno

Quanto ao nome “semana”, com que designamos o período em que a lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane, ou “sete manhãs”.

Os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação. Estes possíveis antecessores dos Babilónios basearam-se no seu sistema planetário. Escolheram o número sete baseado nos sete planetas conhecidos até então. Sete dias são igualmente adoração de cada uma das quatro fases da Lua. Desta forma se criou a semana como um período de sete dias.

- Os romanos davam aos dias da semana nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas.
- Os atenienses não conhecem a semana, dividem o mês em três dezenas.

Fonte: Que dia é hoje

sábado, 27 de janeiro de 2007

Carpe Diem à Feira da Ladra


Admirável mundo novo




Hoje percorri o bairro dos meus pais como não fazia há muito. É um bairro que não é bem um bairro, entalado que fica entre a Madragoa e outro (o Alto). Nos últimos anos transformou-se quase beyond recognition e acho que só hoje percebi quão poucas lojas são as mesmas de quando lá chegámos. Em 1984, a menos de cinco minutos de casa tínhamos uma chapelaria (agora vazia), um correeiro (tornado loja de molduras de revigrés reluzente no chão), onde ia aplicar molas e ilhoses nos empreendimentos crafty da época, um grande armazém de louças e plásticos (agora loja de quinquilharias sazonais), várias lojas de pronto-a-vestir (agora lojas chinesas e dos 300), ourivesarias, padarias, inúmeras mercearias (umas mais especializadas que outras), sapatarias, duas drogarias (a que não fechou é a única loja da zona cujo interior ainda não foi destruído), farmácias, o fotógrafo do bairro (grande resistente), carpintarias, retrosarias, um alfarrabista (outro que sobrevive), barbearias, papelarias, confeitarias, etc. Na altura só a Chapelaria Royal parecia condenada. Tento recordar cada uma das novas lojas por onde passei hoje (produtos naturais, decoração, bijuterias, agência de viagens, loja dos trezentos, loja chinesa, loja chinesa, loja dos trezentos) e das velhas também (loja de roupa de homem em liquidação total, loja de roupa a fechar, loja fechada, loja fechada, electricista empoeirado, tasca, papelaria fechada, loja de velharias feita agência imobiliária, quinquilharia, loja chinesa) e perceber como pode ser que a maior parte daquele novo comércio tradicional seja agora o do absolutamente inútil (brindes, quinquilharia, decoração, fonte a pilhas, flor de plástico, peluche piroso, pastilha elástica).

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Teste de QI - Teste de Einstein

Objetivo:

Albert Einstein escreveu esse teste de qi (raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% das pessoas não são capazes de resolvê-lo.

  1. Há 5 casas de diferentes cores;
  2. Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
  3. Esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação;
  4. Nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida.

A Questão é a seguinte: Quem tem um peixe como animal de estimação?

Será que você faz parte desse seleto grupo de pessoas capaz de resolver esse teste de qi?


quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Um dos meus favoritos brasileiros...

... Cordel de fogo encantado



preta

Composição: Lirinha

Preta
Leva teu xale azul
De seda branca e azul
Que vai chover

A chuva nunca para de cantar
A chuva nunca para de descer

E a chuva vem pequena e grandiosa
Acalenta ou revira o nosso lar

E a chuva (chuva)
Com o seu sonho de água vem acesa
Pra lavar o que passou

Los Nombres de las Calles de Olivenza

Del Blog Cosoberanía para Olivenza

Con la debida venia reprodujo lo que yo pienso pero que jamás lograría exprimir con tanta exactitud:

“En Olivenza, más que una traducción lo ideal sería plasmar junto al nombre reciente sus nombres ancestrales (algunos de ellos, como la calle de la Rala, son los que utiliza la población local a pesar de haber sido suplantados).

Añadir al nombre actual de la calle el de “antigua rua das Atafonas, Terreiro Salgado, Parreiras, Calçada Velha, Saboeiros, João Caldeira, Carnicas, etc.”, como se habían denominado durante siglos, tendría un efecto mágico, sería una expresión muy visual de esa “doble nacionalidad cultural” y ese bilingüismo que debería ser un motivo de orgullo para los oliventinos y de atracción para quienes nos visiten.”

De referir apenas que esto es un procedimiento normal en las urbes bilingües y en muchos otros locales por razones de preservación patrimonial. Es el caso de la ciudad de Évora que tiene junto al nombre reciente de la calle la antigua designación que, por razones diversas, se vio suplantada.

Adicionalmente, diría que es igualmente muy importante que la Alcaldía se interese por el estudio del origen histórico y etimológico de los nombres de las calles de Olivenza.



Morreu o historiador Oliveira Marques


24.01.2007, in Bedeteca de Lisboa


«O historiador Oliveira Marques morreu ontem, aos 73 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a problemas cardíacos.
O historiador entrou para a Maçonaria em 1973, quando estava na clandestinidade, tendo sido grão-mestre adjunto de 1984 a 1986.
Considerado um dos grandes especialistas da História da Idade Média Portuguesa, Oliveira Marques foi director da Biblioteca Nacional e presidiu à comissão instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A sua obra mais conhecida é a "História de Portugal", publicada em vários volumes e traduzida em diversas línguas.» - in publico.clix.pt.
Na bd Oliveira Marques ficou conhecido pelo argumento de "História de Lisboa", desenhada por Filipe Abranches em dois volumes co-editados pela Câmara Municipal de Lisboa e a Assírio & Alvim. O primeiro volume foi editado em França pela Amok (actual Fremok).

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Manifesto para uma lusofonia universal


Desconheço quando, como ou porquê se usou o termo pela primeira vez, mas quando cheguei da Austrália (a Portugal) fui desafiado pelo meu saudoso mentor, José Augusto Seabra, a fazer os Colóquios da Lusofonia . Desde então, ao contrário do mundo ocidental que confunde multiculturalismo com islamismo e outros ismos, tenho definido a minha versão de Lusofonia. Mas o que entendo como Lusofonia é aquilo que foi expresso ao longo destes últimos anos, em cada um dos Colóquios, e que abaixo resumo. Esta minha visão é das mais abrangentes possíveis, e visa incluir todos na Lusofonia que não tem de ser Lusofilia nem Lusografia e muito menos a Lusofolia que por vezes parece emanar da CPLP, e outras entidades. Se ao menos alguém quiser aceitar esta minha versão, muitas pontes se poderão construir onde hoje só existe má vontade e falsos cognatos.
Ver Noticia no Primeiro de Janeiro»»

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Felgueiras - Minha cidade natal


Felgueiras é uma cidade que pertence ao Distrito do Porto. Está situada entre as cidades de Guimarães e de Amarante. Localizada na parte superior da região do Vale de Sousa, abrange 116Km2, repartidos pelas 32 freguesias. É conhecida pelos seu famoso vinho verde e pelo Pão-de-Ló de Margaride.

Nesta pequena cidade nortenha, podemos visitar o Mosteiro de Pombeiro, que é a expressão máxima das origens remotas e da riqueza cultural das terras felgueirenses.

Os bordados são uma das mais ricas tradições do concelho, que emprega cerca de 2/3 das bordadeiras nacionais. O filé ou ponto de nó, o ponto de cruz, o bordado a cheio, o richelieu e o crivo são exemplos genuínos do produto artesanal de verdadeiras mãos de fada.

É um concelho jovem, com cerca de 58 mil habitantes, marcada pela invulgar capacidade empreendedora do povo felguirense, é responsável por 50% da exportação nacional de calçado. Felgueiras é um dos municípios com maior desenvolvimento do Norte do País.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Ocupações dos Sem Terra


Clique para ver outras imagens Lula Marques/Folha Imagem


'
2
3
4
5
6
7



Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) saem do prédio do Banco do Brasil após invasão, em Brasília (DF) Leia mais