terça-feira, 27 de junho de 2006

Algunos enlaces sobre el fútbol portugués

En un día como el de hoy, en el que todos están concentrados en cómo juega Francia, no viene mal distraerse con algunos datos sobre el fútbol en Portugal:

Selección Portuguesa de Fútbol
En Lisboa, hasta los perros "torcem"por Brasil cuando juega esta selección (por lo menos cuando no es contra ellos).

El GIT edita el "Laboratorio informático de Lengua Portuguesa" para practicar la fonética

CD Laboratorio Informático de Idiomas
El Laboratorio informático de lengua portuguesa, un cd elaborado por el profesor de la UEX Juan Carrasco González y editado por el GIT, permite hacer ejercicios en casa con tan sólo la ayuda del ordenador.

Diez años de práctica de portugués con sus alumnos de la Uex han desembocado en este 'Laboratorio informático de lengua portuguesa' editado por el Gabinete de Iniciativas Transfronterizas y obra del profesor Juan M. Carrasco González. Se trata de un programa de apoyo a clases de portugués para alumnos de iniciación, que trata de perfeccionar la expresión oral y escrita.

Como en el laboratorio de lenguas extranjeras del instituto, o de la academia, el alumno interesado en hablar bien la lengua portuguesa puede ahora en su casa, a través de su ordenador, llevar a cabo las prácticas de escucha, repetición de palabras y nueva audición de los sonidos emitidos. Un micrófono, auriculares y unos altavoces dan más facilidad ahora a los alumnos para hacerse con la a veces esquiva pronunciación portuguesa.

En las indicaciones para la instalación del programa se especifica que cualquier ordenador personal adquirido en los últimos cuatro o cinco años posee características muy superiores a los requisitos del programa.

(Diario Hoy, 27/06/06)

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Prémio Miguel Torga para autor açoriano Cristóvão de Aguiar

O escritor açoriano Cristóvão de Aguiar venceu o Prémio Literário Miguel Torga - Cidade de Coimbra 2006, com o livro «A Tabuada do Tempo», anunciou o vereador da cultura Mário Nunes, que presidiu ao júri.

Esta é a segunda vez que o escritor da ilha de S. Miguel é galardoado com este prémio bienal, depois de ter ganho o concurso em 2002, com a obra «Trasfega».

Licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristóvão de Aguiar, de 65 anos, lançou o seu primeiro livro em 1965, pouco tempo antes de prestar serviço militar na guerra colonial, na Guiné.
Ao longo da sua carreira escreveu várias obras em poesia e prosa, tendo ainda recebido os prémios Ricardo Malheiros da Academia de Ciências de Lisboa e Grande Prémio da Literatura Biográfica APE.

Em 2001 foi agraciado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique e em 2005 foi homenageado pela Faculdade de Letras em conjunto com a Reitoria da Universidade de Coimbra, que publicaram o livro «Homenagem a Cristóvão de Aguiar - 40 anos de vida literária».

Diário Digital / Lusa

terça-feira, 20 de junho de 2006

Provérbio sazonal... e leituras de verão

O célebre "Há Mar e Mar, Há Ir e Voltar" até consta de um dicionário de provérbios portugueses, mas foi criado, por Alexandre O'Neill (notável poeta ligado ao surrealismo português), no início dos anos 50, para uma campanha do Instituto de Socorros a Náufragos, povoa o imaginário de qualquer banhista português. Abre a época balnear e lá está, ano após ano, intemporal, pertinente na sua subjectividade.

O'Neill constumava dizer: "Devia ter ganho uma fortuna. Não ganhei... porque nunca o registei". "Parker preenche em silêncio o seu papel" e "A Segurança Volta Sempre" são dois dos slogans aprovados numa carreira de mais de 30 anos como ‘copywriter’. "Vai de Metro, Satanás!", "Brosh é Bom" e "No colchão Lusospuma não se dá só uma" três exemplos das (reprovadas) irreverências.

Eis uma boa sugestão para este Verão!
Recomenda tu as que gostes

Solidariedade Laboral

O mundo laboral é um excelente reflexo de relações humanas, inclusivamente culturais, creio que já lá vai o tempo do aforismo "de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento", que se note o apoio da congénere espanhola da Opel aos seus colegas trabalhadores portugueses! Uma atitude digna de nota e de coragem que do outro lado da fronteira raramente se tem. Abdicamos facilmente dos nossos direitos e da nossa dignidade. Será que esta solidariedade poderia ser reciproca?

"Os trabalhadores da fábrica da Opel da Azambuja cumprem hoje greves de duas horas por turno, luta que conta com a solidariedade dos operários das fábricas de Saragoça (Espanha) e Russelsheim (Alemanha), disse à agência Lusa fonte sindical.

Luís Figueiredo, coordenador da comissão sindical da unidade da General Motors Europa (GME) da Azambuja, disse à Lusa que o primeiro turno de greve decorreu entre as 04:00 e as 06:00, com paralisação total dos turnos de manutenção e rotativos, tendo-se iniciado às 09:30 uma greve de uma hora dos turnos A e C.

O turno A volta a paralisar entre as 13:00 e as 14:00, seguindo-se nova paralisação do turno C e do turno B entre as 15:00 e as 16:00, voltando este a paralisar entre as 17:20 e as 18:20, disse.

Segundo Luís Figueiredo, os trabalhadores das fábricas da GME de Saragoça e Russelsheim realizam também hoje paralisações de duas horas por turno em solidariedade com os trabalhadores da fábrica da Azambuja, cuja perspectiva de encerramento foi confirmada há perto de uma semana pela administração da empresa.

Os representantes dos trabalhadores foram recebidos sexta-feira ao princípio da noite pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, que assegurou que o Governo tudo fará para manter a fábrica em Portugal, disse.

Na quarta-feira da semana passada, os trabalhadores receberam um mail da administração da GME dando conta da intenção de transferir o fabrico do Combo da Azambuja para a fábrica de Saragoça, sem contudo adiantar qualquer data.

A decisão não foi entretanto formalizada, porque o governo português pediu um prazo de cinco semanas para tentar negociar com a administração da GM, disse Luís Figueiredo, adiantando que os próprios trabalhadores estão a «estudar várias propostas» que não quis especificar.

A ideia de fabricar as componentes do Combo que actualmente vêm de Saragoça na fábrica da Autoeuropa em Palmela, lançada sexta-feira pelos representantes dos trabalhadores desta unidade da Volkswagen, vai ser formalmente apresentada à administração da empresa de Palmela, que no entanto já se mostrou contra a hipótese, adiantou Luís Figueiredo.

Quinta-feira, representantes dos trabalhadores vão ser recebidos por parlamentares europeus e membros da Comissão Europeia, estando agendadas para o mesmo dia, na Azambuja, reuniões com as euro-deputadas Jamila Madeira (PS) e Ilda Figueiredo (PCP), afirmou.

Para sexta-feira estão marcados novos plenários de trabalhadores para serem decididas novas acções de luta, adiantou."


Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Cow parade em Lisboa



Portugal dá as boas vindas ao maior e mais divertido evento de arte pública do mundo. Lisboa recebeu pela primeira vez o evento de arte pública – CowParade Lisboa 2006, um espectáculo que contribui para iluminar os corações dos residentes e dos visitantes. Artistas locais decoraram e pintaram uma manada de bovinos em fibra de vidro e em tamanho real. As vacas são exibidas na ruas e espaços públicos de Lisboa, durante os meses de Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro de 2006 e serão vendidas em leilão público em Outubro de 2006 revertendo o valor para o projecto MecenatoNet.

Site oficial: http://cowparadelisboa.sapo.pt/


Cursos para fazer no verão português

O Instituto Camões disponibiliza um Roteiro de PLE onde oferece toda a oferta formativa das universidades portuguesas.

Também dentro dos cursos de Verão, dos dias 10 a 14 de julho, a Universidad Complutense de Madrid vai promover o curso Diálogos Culturales entre Brasil y España, dirigido pelo prof. Dr. Antonio Maura.

domingo, 11 de junho de 2006

FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL


A RTP apoia o Lisbon Village Festival (LVF), um festival de cinema, música e exposições dedicado à geração digital...

Acontece pela primeira vez em Lisboa, de 21 a 25 de Junho e é composto por três grandes áreas de actuação: O Village Internacional D-Cinema Festival (VIDCF); O Village Lounge e o Village Gallery.

Onde?
O VIDCF - Cinema S. Jorge, Teatro S. Luís, Teatro Maria Matos e Sala 4 do Vasco da Gama Shopping.
O Village Lounge – Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz e mais um espaço a anunciar.
O Village Gallery – Sala do Risco, Palácio Sotto Mayor, Livraria Bulhosa, Teatro Taborda e galerias de arte parceiras.

Quando?
Nos dias 21 a 25 de Junho com extensão de programação a 26 de Junho para exibição dos filmes vencedores no VIDCF
Nos dias 21, 22 e 25 de Junho no Village Lounge
Nos dias 8 de Junho a 31 de Julho Village Gallery

O Programa
. Festa e cerimónia de abertura com a presença de Mia Farrow, Randal Kleiser e Matt Cimber
. Exibição de uma curta-metragem sobre a cidade de Lisboa comissionada pelo LVF, com argumento de Tonino Guerra e realização de Marco Martins.
. Dia do Japão (22/Junho): mostra de cinco filmes (duas longas-metragens e três curtas-metragens) seleccionados pelo Skip City Internacional D-Cinema Festival (Tóquio).
. Dia de Espanha (24/Junho): mostra de filmes de produção espanhola.
. Exibições especiais e ante-estreias de filmes seleccionados pelo LVF: “Red Riding Hood”, de Randal Kleiser, “Volver”, de Pedro Almodóvar, “Miriam”, de Matt Cimber, “The War Within”, de Joseph Castelo, “One Last Thing”, de Alex Steyermark e “Bubble”, de Steve Soderbergh.
. Competição Internacional de Longas-Metragens (estarão a concurso nove filmes).
. Competição Internacional de Curtas-Metragens (estarão a concurso 19 filmes).
. Gala de encerramento e entrega de prémios (produzida e transmitida pela RTP).
. Extensão da programação (26/Junho): exibição das obras vencedoras.

sábado, 10 de junho de 2006

"Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades" já foi no "Dia da Liberdade"

"A revolução de Abril roubou ao 10 de Junho, por dois anos, as comemorações do Dia de Portugal. Por decreto promulgado pelo primeiro-ministro Vasco Gonçalves e mandado publicar pelo Presidente da República Costa Gomes, em 17 de Abril de 1975, com entrada imediata em vigor, foi "instituído como feriado nacional obrigatório o dia 25 de Abril, considerado Dia de Portugal".

Nesse dia feriado do ano seguinte, os socialistas liderados por Mário Soares venceram as eleições legislativas e apoiaram, juntamente com o PPD/PSD e o CDS, a candidatura vencedora de Ramalho Eanes à Presidência da República. Em 1977, o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, por vontade de Eanes, voltou a ser também o Dia de Camões e celebrou-se a 10 de Junho.
A data da morte de Luís de Camões, 10 de Junho de 1580, foi comemorada pela primeira vez trezentos anos depois, mas só ganhou honras de feriado com a implantação da República, em 1910. Nessa altura foi apenas um feriado municipal em Lisboa que pretendia fazer esquecer o dia de Santo António, entretanto abolido como feriado religioso.

Em 1925, o dia foi consagrado pela primeira vez à Festa de Portugal, mas só com o Estado Novo a data passou a ser celebrada como feriado nacional. A Ditadura passou a festejar o 10 de Junho como Dia de Portugal e da Raça, dando-lhe um cunho nacionalista que vingou até à revolução de Abril.

Camões por quem se celebra o 10 de Junho cedeu, com o tempo, o protagonismo das comemorações a Portugal e mesmo às comunidades lusas que se espalham pelo mundo." Paulo Baldaia

quinta-feira, 8 de junho de 2006

TV en Internet "Arco Iris"

Arcoiris (br.arcoiris.tv) es una televisión a la que se puede acceder gratuitamente desde Internet. Pero a diferencia de una televisión tradicional, el espectador puede decidir qué cosa ver en cualquier momento sin tener que estar supeditado a horarios y días. La oferta de programas varía diariamente gracias a contribuciones externas y producciones propias. Usar Arcoiris es muy simple: Se entra en el sitio, se busca un video en “categorías” y se elige el tipo de conexión más adecuada. También la hay en español (http://es.arcoiris.tv/), en inglés (http://en.arcoiris.tv/) y en italiano (http://www.arcoiris.tv/).

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Lisboa em festas

http://www.egeac.pt/festasdelisboa/ (Programa)

Festas de Lisboa 2006


As marchas populares de Lisboa nasceram em 1932, concretizando uma ideia original de José Leitão de Barros – então director do Notícias Ilustrado, realizador de cinema, promotor cultural e homem próximo de António Ferro (responsável pela política cultural do Estado Novo) – como resposta a uma encomenda do director do Parque Mayer, Campos Figueira: era preciso criar em Junho desse ano um espectáculo capaz de mobilizar a atenção dos lisboetas.
O sucesso popular foi tal que o concurso haveria de regressar, agora em 1934. A autarquia chamou então a si a organização das marchas e integrou-as no que chamaria de Festas da Cidade. Doze bairros, cada um com uma marcha, saíram para a rua e desfilaram com música, traje e coreografia inspirados num tema que se pretendia que reconstituísse um uso ou costume local, entoando canções que recuperavam o cariz popular.
Em poucos anos, a cidade apropriou-se das marchas como símbolo de uma identidade perdida entre o rural e o urbano que, embora uma novidade enquanto celebração do santo popular de Lisboa, convivem e até potenciam a tradição dos arraiais e bailes populares.
Desde então, a autarquia lisboeta, agora em colaboração com a Egeac, tem sido responsável pela organização das festas tradicionais do mês de Junho.
Manifestação de unidade e identidade cultural, as Festas de Lisboa centram-se nos festejos dos Santos Populares – fiéis à sua vertente tradicional através das Marchas e Arraiais populares –, embora apostando também em novas experiências, redefinindo conceitos e espaços culturais, convocando para tal agentes culturais e todas as forças vivas da cidade, num movimento de rara dimensão.
As Festas de Lisboa estão classificadas, no site Local Festivities (site holandês independente que faz o ranking dos melhores festivais da Europa, segundo critérios de dimensão, continuidade, originalidade, capacidade de gestão das organizações e divertimento inerente ao evento), entre os 50 melhores festivais europeus, posicionando-se à frente de outras também importantes manifestações europeias, de que são exemplo a Feira de Abril em Sevilha ou as Festas de S. Isídro em Madrid.
Este ano, as Festas de Lisboa regressam ao coração da cidade: Castelo de São Jorge, Parque Mayer, Avenida da Liberdade e Cinema São Jorge serão palco de muitos e variados espectáculos. Durante todo o mês, a cidade estará animada pelos tradicionais arraiais e na Torre de Belém realizam-se em Julho duas grandes produções: Cesária Évora e o África Festival.
Venha às Festas. Divirta-se!

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Festas dos Santos populares


13 é dia de Santo António, 24 de São João e 29 de São Pedro, três grandes pretextos para sair à rua e saber como se festejam os santos de Junho em Portugal.
São noites de grande alegria. Decoram-se as ruas com balões e arcos de papel às cores, há bailaricos nos pequenos largos e altares para os santos a pedir sorte.
Em Lisboa, celebra-se o Santo António casamenteiro de 12 para 13 de Junho. «Santo António, Santo Antoninho, Arranja-me lá um maridinho...» é um dos mais antigos pregões populares. Na Avenida da Liberdade há Marchas, um desfile dos bairros da cidade. Centenas de figurantes e muito público a aplaudir o favorito é um espectáculo a não perder. Se gostar de alguém, declare-se no calor da festa e ofereça um manjerico com uma quadra de amor.
O São João no Porto, de 23 para 24, é um momento de grande folia conhecido por todos. É para ser vivido na rua e São João permite todos os excessos. Leva-se na mão um alho-porro e dá-se com ele na cabeça do vizinho em tom de brincadeira. Para além dos bailaricos, o fogo-de-artifício no Rio Douro é o ponto alto da noite. No meio de tanta agitação, quando tiver fome, escolha a ementa da festa: Caldo Verde, Sardinha Assada, pão e vinho tinto.