quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Acuerdos del Consejo de Gobierno de la Junta de Extremadura

Parece ser que entre los acuerdos del Consejo de Gobierno de la Junta de Extremadura hay un apartado referente a la potenciación de los idiomas y se menciona algo del portugués

En el apartado de Noticias de la Junta de Extremadura podemos leer

• Potenciación de idiomas:
- Aumentar los auxiliares de conversación.
- Incrementar la dotación presupuestaria en Centros que imparten 2ª lengua extranjera y en Secciones Bilingües
- Enseñanza del Portugués en 5º de Primaria
- Plan de Inmersión lingüística
- Recursos digitales específicos para enseñanza de idiomas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Luís Cardoso, escritor timorense, em Belem

Luís Cardoso vai à Escola Secundária "Marquês de Pombal"
R. Alexandre Sá Pinto s/n, Belém, Lisboa
Quarta feira, dia 22 de Fevereiro às 19.00H)

APARECE E "TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM " OU MAIS CINCO...


Luís Cardoso é considerado o primeiro romancista timorense. Nasceu em Cailaco, vila no interior de Timor. Iniciou os estudos em colégios missionários e num seminário, tendo interrompido os estudos, que prosseguiu em Portugal, quando se deu a revolução do 25 de Abril de 1974. Exílado em Portugal, licenciou-se em Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Entre 1992 e 1996 assumiu o cargo de representante em Portugal do Conselho Nacional da Resistência Maubere, entre outras actividades ligadas à divulgação da cultura maubere e à comunidade timorense em Portugal.


A distância da terra avivou-lhe a memória de um tempo em que, na companhia do pai enfermeiro, peregrinava por terras do Timor. O exílio forçado fê-lo desembarcar na praia lusitana que aprendera a amar nos bancos da escola . É o roteiro da travessia dolorosa de si e do seu povo que ousa fabular nos romances: Crónica de uma Travessia; Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo; A Última Morte do Coronel Santiago. Deste último António Lobo Antunes afirma : «É sem dúvida um dos romances mais importantes do ano» e enquanto Francisco José Viegas escreve que «Há muito tempo que não terminava um livro com pena de o terminar».

Homenagem a Zeca Afonso em Guimarães

CENTRO CULTURAL VILA FLOR - 24 e 25 de Fevereiro de 2006



Zeca Afonso, numa cidade sem muros, nem ameias, com gente igual, por dentro e gente igual por fora





  • “Pão com sonho”: distribuição de milhares de sacos de embalagem de pão com dados biográficos e alguns poemas de José Afonso.
  • Exposição “Zeca Afonso: O Sonho Cantado”: Exposição da responsabilidade da Biblioteca Municipal Raul Brandão -Zeca Afonso: história de uma vida -Coimbra e os tempos de estudante -A obra – discografia-obras principais -O cantor e a sua criatividade musical: anatomia de uma carreira -Exposição da responsabilidade da Associação José Afonso; -Bancas de livros e discos a cargo da AJA, “Mundo da Canção”, “As Formigas de Macieira da Lixa”; -Espaço de mostra de objectos e documentos pessoais sobre José Afonso; -Animação musical, de “rua”.
  • Lançamento do libro Zeca Sempre: Livro de depoimentos de autores galegos e portugueses sobre José Afonso da responsabilidade da Editora portuense – Arca das Letras.
  • Animação musical de rua. CONCERTO: Pedro Barroso, Manuel Freire, João Loio, De Outra Margem”(galaico-português). Chamaste-me´, Ódino Freitas, Manuel de Oliveira.
  • “Workshop ” sob o tema: “(Re) viver abril com Zeca Afonso – Para uma didáctica de unidade” Orientada para o sector do ensino, da responsabilidade do Sindicato dos Professores do Norte, com apoio editorial e audiovisual.
  • Emissão “non stop” de vídeo e projecção do filme "O Anúncio", do realizador José Cardoso. José Afonso participa neste filme interpretando “Vejam Bem”, para o qual compôs esta canção.
  • Animação de rua no átrio e jardins: Participação de alguns dos grupos integrantes dos elencos dos concertos “José Afonso, o músico, o poeta, o homem",
  • Debate/Conferência: Moderado pelo jornalista Rui Pereira, este debate terá a participação de: Alípio de Freitas, José Viale Moutinho, Octávio Fronseca, Padre Mário de Oliveira e Viriato Teles em representação do “mc”(Mundo da canção)
  • Concerto Ardentía (Galiza): Amelia Muge Luanda, Cozetti Franciso Fanhais, José Fanha, Zé Perdigão, Canto Nono Astedixie Uxia.
  • Participação musical ainda, de: “Erva de cheiro”, Luis Portugal, Vítor Fernandes, Paulo Serafim e Clara Pedro Branco.

INICIATIVA do C.A.R. (Círculo de Arte e Recreio de Guimarães) com o apoio da Associação da Universidad do Minho. AJA (Associação José Afonso), A25A (Associação 25 de Abril), Biblioteca Municipal Raúl Brandão, CICP (Centro Infantil, Cultural e Popular, CMG (Câmara Municipal de Guimarães), Cineclube, Pavico e Regie Cooperativa de Guimarães e SPN (Sindicato dos Professores do Norte.

Ver programa e contactos

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

¿Quién es Luis Gaspar?

Tenemos el inmenso privilegio en nuestro blog de haber sido visitados por Luis Gaspar en persona. Este fin de semana en Lisboa me han hablado de él. Es una voz familiar y conocida para los portugueses, un locutor (una de sus muchas facetas) como para nosotros puede ser Matías Prats o Iñaki Gabilondo.

Comenta en la entrada de nuestro joven colaborador brasileño Jorge que la poesía que éste escogió de Carlos Drumond de Andrade se puede escuchar en su audioblog, Estúdio Raposa (Palavras de Ouro 03), enlazado aquí como uno de los más interesantes en lengua portuguesa gracias al comentario de otro "bloguista" portugués, "António Melenas", autor de blogs de lectura recomendable, Enquanto e não y Escritos outonais.

Al placer de la lectura podemos añadir ahora el recitado cálido de un profesional de primera categoría. El audioblog no tiene desperdicio, tanto para los amantes de la cultura lusófona como para los profesores de portugués, con un banco de grabaciones de temas diversos, que os animo escuchar y a utilizar.

Para conocer mejor a Luis Gaspar, veamos sus propias palabras:

Cinema português em Mérida

EOI Mérida Português
Departamento de Portugués
Escuela Oficial de idiomas de Mérida


Biblioteca Delgado Valhondo
Quarta-feira – 22 Fevereiro
19h00


Anastácio da Silva, sportinguista ferrenho, vai ao Porto assistir à Final da Taça, levando consigo a mulher e as duas filhas. Ficam hospedados em casa da riquíssima família Barata, que acredita que os seus convidados têm também distintas origens. A situação complica-se quando Eduardo Barata, o filho do casal, se apaixona por Juju e decidem casar-se. A cerimónia é em Lisboa e o pai da noiva tem que manter as aparências a todo o custo...

Leia mais

domingo, 19 de fevereiro de 2006

Carnaval, carnaval


Otra vez es carnaval. Carnaval y Brasil son dos palabras ligadas, a las que podemos añadir Rio de Janeiro. Es verdad que el carnaval de Rio es un espectáculo fantástico, pero yo, de entre la múltiple variedad de carnavales que ofrece Brasil, prefiero el de Recife y Olinda, el auténtico carnaval de rua. Para los que no pueden ir, pueden acercarse virtualmente al Galo da Madrugada y a las escolas de samba en esta página:









Carnaval de Recife y Olinda 2003

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Carlos Drummond de Andrade - poeta modernista brasileiro.

Olá a todos desse blog. Recebi com muita satisfação o convite para colaborar com essa maravilhosa iniciativa, mais um meio de difusão do português em Extremadura. Me apresentando, me chamo Jorge, tenho 23 anos e sou professor de português e de espanhol aqui em São Paulo, cidade onde vivo aqui no Brasil. Para começar a minha participação, envio a vocês um dos meus poemas preferidos, escrito por Carlos Drummond de Andrade, grande poeta moderno e contemporâneo de nosso país, já falecido. Posteriormente posso publicar mais informações sobre ele, assim como a sua bibliografia. Por ora, para não ocupar muito espaço, publicarei o poema "E agora, José?". Espero que gostem. Um abraço!

E agora, José?

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José ?
e agora, você ?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José ?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José ?

E agora, José ?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio - e agora ?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora ?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José !

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José !
José, pra onde ?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

comentário dum vizinho

Lusofolia
Antonio Melenas dijo...
Caros Amigos.
Felicito-vos e congratulo-me por esta confratenização de idiomas ibéricos. Que excelente ideia!
Já agora, permito-me aconselhar-vos uma visita a este audioblogue:
http://www.estudioraposa.com/

Ali se podem econtrar, actualizadas todas as semanas, poesias e contos populares portugueses ditos pela excelente voz de Luís Gaspar

Dia dos Namorados - investigadores provam que o amor é mesmo benéfico para a saúde


S. Valentim simboliza casais felizes. A receita para uma vida mais saudável é fácil, não custa dinheiro e tem garantias de sucesso. Basta amar para, diz a ciência, diminuir stress e peso, ao mesmo tempo que se prolongam os anos de vida e se fortalece o coração. Parece mesmo que tudo aquilo que precisamos é... amor.

Não tem contra-indicações ou tão-pouco é preciso procurá-lo na farmácia. Não se trata de uma pílula mágica, mas tem a capacidade de reduzir o stress, diminuir o peso e acrescentar anos de vida. Chama-se amor e, dizem os especialistas, é um remédio santo para melhorar a saúde. Por enquanto, ainda não foi possível destilar o romance numa fórmula, mas são vários os estudos que provam ser capazes de fazer milagres.

O sistema cardiovascular é dos que mais ganha com a paixão. “O coração pode ser fonte de doenças, mas é também de amor, prazer, alegria.” As palavras são de um especialista, Carlos Catarino, que faz do trabalho com corações a sua profissão. E para o cardiologista não restam dúvidas. “Quando se ama alguém, as pessoas andam melhor e cuidam-se mais. Prestam outra atenção ao que se passa com o seu organismo e, logo, têm melhor saúde.”

Mas porque a ciência não se satisfaz com palavras, muitos são os estudos que dão, na prática, as provas do que a teoria há muito vem apregoando. A começar pelas doenças que afectam o músculo que comanda a vida. De acordo com uma equipa de cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que recorreu a testes feitos através de angiografias – exame capaz de ver o que se passa no interior dos vasos sanguíneos –, quem ama tem menos bloqueios nas artérias, o que permite ao sangue circular mais livremente.

Um ponto a favor do amor. Mas há mais. Um abraço apertado vindo de quem se ama opera verdadeiras maravilhas. Por vezes, diz quem sabe, basta apenas um carinho deste tipo para que a tensão arterial volte aos valores considerados ideais para a saúde. Assim confirmaram os médicos da Universidade da Carolina do Norte. Além das vantagens do abraço ocasional, os especialistas foram mais longe e comprovaram o poder de um abraço diário: os benefícios são semelhantes aos de alguns dos mais poderosos medicamentos para a hipertensão.

DAR FAZ TÃO BEM COMO RECEBER

A respiração altera-se. O coração acelera e as palmas das mãos enchem-se de suor. Não há droga mais forte do que amor, capaz de provocar intoxicações de paixão, desejo, atracção. Mais do que isso, o remédio que dá pelo nome de romance tem ainda a capacidade comprovada de aumentar a esperança de vida e promover estilos mais saudáveis.

Se receber amor parece fazer bem ao coração, devolver o sentimento tem também efeitos comprovados na saúde. Diz um estudo, com mais de 700 idosos, que os efeitos do envelhecimento podem ser retardados quando há amor para dar às caras-metades e à comunidade em que as pessoas estão inseridas.

Os laços estabelecidos com amigos, família, colegas – envolvendo a partilha de amor e intimidade de algum tipo – podem proteger contra doenças infecciosas. Noutro estudo, também realizado por cientistas norte-americanos, 276 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 55 anos receberam gotas que continham o vírus da gripe comum. A maioria acabou infectada, mas nem todos desenvolveram sintomas da doença. O risco foi quatro vezes superior para quem não mantinha relações de amor ou amizade.

“Estar apaixonado implica um estado alterado”, explica o psicólogo Nuno Nodin. “As pessoas começam a ver apenas o lado cor-de-rosa, o lado positivo das coisas. E sabemos que há uma relação íntima entre o estado de espírito e o do corpo. Por exemplo, o facto de uma pessoa estar deprimida vai contribuir para a depressão do seu sistema imunitário. E o oposto é também verdade.”

MAIS ORGASMO, MENOS DOENÇA

Uma relação a dois não fica completa sem o sexo, que pode ser também fonte de saúde. Em 1999, um estudo publicado no ‘British Medical Journal’ dizia que os homens que tinham pelo menos dois orgasmos por semana corriam menos risco de morte por diversas causas. Dois anos depois, outro trabalho revelava que sexo três vezes por semana reduzia para metade o risco de ataque cardíaco. Depois, há ainda a perda de peso: numa sessão amorosa consomem-se cerca de 200 calorias, favorece-se a circulação sanguínea e aumentam os níveis do bom colesterol.

São muitas as vantagens do sexo, revela a ginecologista Maria do Céu Santo, para quem a parte mais importante da vida é o namoro. “E tem um impacto grande nas mulheres pós-menopáusicas, uma vez que ajuda a evitar a atrofia da vagina, além de servir de factor de prevenção da incontinência urinária.”

AMOR ABENÇOADO POR SÃO VALENTIM

Desconhece-se a origem do Dia de S. Valentim, importado dos EUA para Portugal, por motivos comerciais, no início dos anos 90. O nome pode relacionar-se com um padre de Roma, Valentine. No século III, celebrava casamentos à revelia do imperador Claudius II, que acreditava serem os jovens solteiros os melhores militares. Valentine terá sido morto por ordem de Claudius, quando este descobriu que casava mancebos. Diz a lenda que Valentine foi autor da primeira mensagem de amor, uma carta à filha do carcereiro, terminando com a frase: “Do teu Valentine”.

ATENÇÃO REDOBRADA AO CORAÇÃO

Hoje é dia de pensar no coração por mais do que um motivo. À celebração associada a São Valentim, que comemora o amor entre todos os apaixonados, junta-se uma outra: o Dia do Doente Coronário, data que não vai passar despercebida entre nós. Porque nem só de amor vive o homem. O Clube Rei Coração, um projecto pioneiro de apoio a doentes cardíacos da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), realiza uma acção de rastreios às doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade nos países industrializados e responsáveis por uma em cada três mortes entre nós.

A FPC lança o desafio: ‘No Dia dos Namorados, cuide do seu coração’. E convida todos os lisboetas para se deslocarem, entre as 10h00 e as 17h00, à Praça da Figueira, em Lisboa.

À sua espera estará a possibilidade de medirem a tensão arterial, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, alguns dos principais factores responsáveis pelas doenças do coração. “Aumentar a actividade física e ter cuidado com a alimentação são duas formas simples de melhorar em muito a saúde e capazes de prevenir muitos problemas”, confirma o cardiologista Carlos Catarino. Conselhos que serão distribuídos hoje, em forma de brochura, e que podem fazer a diferença entre e vida e a morte.

ENTRE O AMOR E A DOENÇA, APARECENÇA

Estudos revelam que a aparência não é a única questão determinante quando se escolhe parceiro. Há outros factores de atracção como a semelhança com os pais – estudos dizem que os homens querem mulheres parecidas com as mães e elas com os pais.

CÉREBRO
Uma equipa de especialistas da Universidade de Londres usou exames de ressonância magnética para visualizar o cérebro dos apaixonados. E foi possível verificar que há zonas mais activas quando se ama, assim como há outras com menor actividade.

PALAVRAS VÃS
Pode demorar entre 90 segundos e quatro minutos até decidir se se gosta de alguém, o que tem pouco a ver com palavras: 55 por cento está relacionado com a linguagem corporal, 38 por cento com o tom e velocidade da voz e apenas sete por cento com aquilo que é dito.

O PODER DO OLHAR
Para Arthur Arun, psicólogo norte-americano, o simples gesto de olhar nos olhos tem um impacto poderoso. Ao pedir a estranhos que o fizessem depois de apenas alguns minutos de conversa, percebeu que tinham ficado fortemente atraídos uns pelos outros.

MENOS STRESS
A Federação Mundial do Coração defende que o amor faz bem. Por isso, apela a todos os casais que demonstrem livremente as suas emoções. É que, afirma, o amor reduz o stress, a depressão e a ansiedade, factores associados às doenças cardíacas.

NEGÓCIO DAS PRENDAS EM LUME BRANDO

O Dia dos Namorados é assinalado na montra da maioria das lojas, mas o entusiasmo não é geral. A verdade é que a data já animou mais as vendas.

LISBOA. A União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa (UACS) distribuiu um cartaz alusivo ao Dia dos Namorados pelos seus associados. Tal como em anos anteriores, a ideia é atrair o cliente e, regra geral, as “pessoas ficam satisfeitas”. O presidente da UACS, Diogo Afonso, não acredita que a data revitalize assim tanto o comércio, “mas sempre dá uma ajuda”. O sector que mais lucra com este dia é o das prendinhas, como os perfumes e chocolates.

COIMBRA. Na perfumaria Balvera, as vendas subiram 20% nos últimos dias. Mas, segundo Ana Sousa, os apaixonados “andam um bocadinho forretas” e optam por frascos mais pequenos.

ÉVORA. “Tem de se poupar”. Quem o diz é Daniel Direitinho, que gastou apenas 12 euros numa almo-fada em coração para a namorada. “Os clientes optam por artigos mais baratos”, disse a dona da Loja das Prendas.

BRAGA. O Dia de S. Valentim é um bom incenti-vo às compras. Os anúncios dos saldos ainda estão nas montras, mas os comerciantes asseguram que as novas colecções são as preferidas dos namorados.

PORTO. Exceptuando os bombons e as flores, os namorados do Porto parecem não se entusiasmar com este dia. Por isso, os comerciantes não lhe atribuem relevância.

LEIRIA. “Nota-se bem que há muitos apaixonados”, diz Idalina Carreira, gerente da FunnyShop, onde a afluência duplicou. Corações e ursos de peluche têm sido as prendas mais procuradas.

PORTIMÃO. São cada vez menos as lojas a apostar no Dia dos Namorados. “Este ano está muito fraco. São raros os clientes que procuram prendas”, diz Mónica Nicolau, gerente de uma perfumaria.

Carla Marina Mendes/ I.R.

domingo, 12 de fevereiro de 2006

Gosto de...

La cultura lusófona en general seguramente gusta a todos los que entran en un portal llamado Lusofolia; pero, además, todos tenemos predilección por diferentes lugares, personajes, obras artísiticas, hasta comidas concretas.
Este podría ser también un rincón donde cada cual recomendase aquello que prefiere y explicase un poco por qué cree que le gusta. Todo tipo de cosas relacionadas con el mundo lusófono, desde un restaurante, hasta una novela, desde una ONG, hasta una ciudad.
Por poner un ejemplo, uno de los mejores libros que he leído ha sido Contos da Montanha (con su continuación, Novos Contos da Montanha), de Miguel Torga, porque describe, en la aparente sencillez de la vida rural, muchos tipos de mujer y de hombre que, realmente, son universales, que nos encontramos por la calle día a día. También me gustan por el enigmático sentido que tienen del destino, de la Providencia, de la suerte, o como se le quiera llamar. Y, por último, porque describe, (con un vocabulario a veces difícil, por contener bastantes localismos y palabras referidas a técnicas agrarias hoy en desuso), un mundo que ya casi hemos perdido, donde vivieron mis abuelos y, en parte, mis padres.
De que é que gostam?

sábado, 11 de fevereiro de 2006

Un buen café

Si algo saben hacer bien los portugueses, es un buen café. No se molesten en pedir en Portugal um café só. No existe. En Portugal, si pides un café, te lo traen solo, comme il faut. En España, no. En España pides un café y te regalan la leche. El disfraz de la leche.

Si quieren tomar un buen café (en Portugal), sólo pidan, en portugués (o en español, tanto faz), um café. Si quieren otras variedades, miren:


domingo, 5 de fevereiro de 2006

Asamblea de la Asociación

Asamblea de la APPEX
El 4 de febrero de 2006 se celebró en Mérida la Asamblea de la Asociación de Profesorado de Portugués de Extremadura. En la foto se recoge un momento del encuentro. A pesar de ser un sábado, se registró la presencia de 30 asociados y asociadas. Hubo también ausencias justificadas, como la del profesorado de la UEX (Filología portuguesa), que envió un comunicado para ser leído mostrando su apoyo y su interés por la APPEX.

Los porteros de São Paulo


He pasado cinco años de mi vida en São Paulo, una ciudad atractiva, inabarcable y monstruosa que me quitó por completo las ínfulas de ser una urbanita y me empujó a aceptarme como lo que soy, una chica de pueblo.
Viví en varios sitios, con especial intensidad en Vila Madalena (um lugar gostoso e diferente) y en Peixoto Gomide, enfrente del Parque Trianon, el último reducto de mata atlántica de la ciudad.
De mi rutina doméstica hay que resaltar la importancia que en mi vida tenían los porteros, una figura emblemática en Brasil, como aquí lo fueron en su día los serenos. Fueron mis más eficientes profesores de portugués de Brasil, los que me pusieron al día del tejido humano del "prédio", los que me facilitaron muchas claves para entender el modo de vida local, los manitas para "consertar" lo que fuera. Nunca tuve llave del portal porque siempre estaba allí "o Sr. Barbosa", "o Joaquim" o tantos otros.
Esta página de Zé Porteiro se ha hecho famosa en Brasil, incluso se emiten episodios en uno de los magazine más visto de la Globo, O programa do Jô.
Me gusta porque elige como protagonista (caricaturizado) a una figura que me trae muy buenos recuerdos, porque podemos escuchar el portugués paulistano de las clases populares y el más dengoso de maurizinhos y patrizinhas, el caipira del interior de São Paulo o el ceceo del Presidente Lula, porque da un paseo por el São Paulo "mais lindo" y porque nos acerca en clave humorística a cuestiones actuales brasileñas.
Quien esté familiarizado con los modos de vida de allí, pasará un buen rato presenciando las aventuras de este héroe. Quien no lo esté, puede empezar a sumergirse de manera lúdica en los temas de la sociedad brasileña contemporánea.
Zé porteiro crece y crece desde que lo dejé en São Paulo. Ahora ha ascendido a portero del Presidente Lula. Os dejo con él.
Carmen Rojas