segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

El nacimiento de una idea


En junio de 2005, un grupo de profesoras y profesores de portugués que trabajan en distintos niveles de la enseñanza (centros públicos de EOI, primaria y secundaria, Universidad) en Extremadura tuvo la idea de materializar un proyecto largamente acariciado por muchos: una asociación de profesorado de portugués en Extremadura que contribuyese a fomentar la presencia de la lengua y la cultura portuguesa en todos los ámbitos educativos de nuestra región. Desde agosto del mismo año es ya una realidad, y en estos momentos estamos preparando nuestra primera asamblea, en la que pretendemos poner en marcha una serie de actividades que realcen la importancia que para los extremeños tiene la cercanía con Portugal y que acorten la distancia que todavía se experimenta entre nosotros y nuestros vecinos.

Con este blog queremos contribuir a un mejor conocimiento de los países de habla portuguesa, e invitamos a todos los lectores a que contribuyan con sus ideas, comentarios y sugerencias para enriquecer este lugar de encuentro de lusófilos.

Miembros de la APPEX en la primera reunión, Facultad de Filosofía y Letras de Cáceres

domingo, 22 de janeiro de 2006

Tres mujeres con sentido

Bela Silva, lisboeta, artista plástica de mujeres de otra época y animales inventados, ceramista que reinventa el arte del azulejo, vital, cosmopolita. Paseemos por su mundo, la página encantada de su fantasía: http://www.belasilva.com/.


Bela Silva

Sigamos paseando: escuchamos de fondo el piano de Maria João Pîres, mientras detenemos la mirada en la fresca poesía de Ana Luisa Amaral:

dona de quê
se na paisagem onde se projectam
pequenas asas deslumbrantes folhas
nem eu me projectei

se os versos apressados
me nascem sempre urgentes:
trabalhos de permeio refeições
doendo a consciência inusitada

dona de mim nem sou
se sintaxes trocadas
o mais das vezes nem minha intenção
se sentidos diversos ocultados
nem do oculto nascem
(poética do Hades quem mdera!)

Dona de nada senhora nem
de mim: imitações de medo
os meus infernos

sábado, 21 de janeiro de 2006

Mostra de cinema português

Mostra de Cinema Versão Original EOI Badajoz

A EOI de Badajoz em colaboração com a Aula de Cultura da Caja de Extremadura organisa uma mostra de cinema de várias nacionalidades. Os filmes lusófonos serão:
Segunda 27/02/06: Uma vida normal, de Tino Navarro (Portugal, 1999).
Segunda 03/04/06: Amores possíveis, de Sandra Werneck (Brasil, 2001).

Lugar: Aula de Cultura de la Caja de Extremadura
Residencia Hernán Cortés
Avda. Antonio Masa s/n
Hora: 20.20 horas (entrada gratuita)

_______________________

Informação do Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Cáceres

O Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Cáceres em colaboração com a Universidade, a Filmoteca e a Junta de Extremadura organiza um ciclo de cinema português. Serão projectados três filmes:

Todas as Projecções serão em versão original com subtítlos em Espanhol.

Horário: 20:00h quem queira fazer o curso e 20:30h começo dos filmes

Lugar: Filmoteca de Extremadura.

C/ Rincón de la Monja, 6 (Ciudad
Monumental)
Inscripções ao curso:

CPR de Cáceres.

C/ Gómez Becerra, 6

10001 Cáceres.

Na web do Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Cáceres há informações respeito desta actividade e de algumas outras.

Clube de leitura em língua portuguesa


A Biblioteca Pública de Cáceres “Antonio Rodríguez Moñino / María Brey” em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões vai pôr em andamento um clube de leitura em língua portuguesa. Esta actividade começará no dia 8 de Novembro de 2005 e as reuniões terão lugar nas Terças às 18:00 cada quize dias na própria biblioteca. Os assistentes devem ter a partir de 18 anos de idade e um nível meio-alto de português. A coordinadora do clube será Esther Paz Mandado, bolseira Fernão Mendes Pinto do Instituto Camões. As inscrições têm de ser entregues na biblioteca (Avda. Virgen de la Montaña, 14).

As primeiras obras propostas para a leitura são:

Uma selecção de contos portugueses.
O Delfim, de José Cardoso Pires.
A Jangada de Pedra, de José Saramago.


De 08/11/2005 a 13/06/2006
Local: Biblioteca Pública de Cáceres

Informações:

Telefone: 927 25 70 18
Email: clpcaceres@portugalmail.pt

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Os escritores na sala de aula


Escritores na Sala de Aula é o tema do primeiro número dos Cadernos Público na Escola. Pegar num determinado artigo de jornal, levá-lo para a sala de aula e usá-lo, por exemplo, como pretexto para despertar a vontade de descobrir uma obra literária ou um autor é uma experiência que, como muitos sabem, pode ter resultados surpreendentes.


O lançamento de Escritores na Sala de Aula, pretende fornecer umas quantas oportunidades para, com a ajuda de notícias, artigos de opinião, crónicas, depoimentos, entrevistas fotografias ou ilustrações, que, nos anos mais recentes, apareceram no Público, se falar sobre a importância da leitura, o valor de um ou outro livro ou, mesmo, para descobrir inéditos de alguns autores.

A publicação inclui, além de diversos textos, múltiplas e originais sugestões de actividades da autoria de, entre outros, Isabel Margarida Duarte, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Fernando do Carmo, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação; e Manuel Campos Pinto, da Associação de Professores de Português, que podem ser aproveitadas por alunos, professores e pais.


As propostas de trabalho, entre muitos outros aspectos, dão conta do que importa fazer para que os jovens leiam, do que é necessário ter em conta no momento de organizar a visita de um escritor à escola, de algumas efemérides que merecem ser comemoradas em 2006, das actividades que podem ser promovidas pelas bibliotecas escolares.

Escritores na Sala de Aula está à venda nos quiosques.